segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Noix de Tubèreuse - Miller Harris


Espírito da Fragrância
Bouquet envolvente, colorido e delicado nos  matizes suavemente entrelaçados, formando  a trama perfumada dos jardins ao entardecer.
Enquanto o sol mergulha no horizonte flores lançam suspiros sobre a terra que cai na obscuridade.Violetas e amarelos se envolvem em sombras enquanto brancos revelam acetinada luminosidade.
Assim dançam as notas de Noix de Tubéreuse eau de parfum de Miller Harris London. Poeticamente.
Lânguidas, doces e saborosas.


Percepção Pessoal
Existem algumas incongruências entre meu "olfato jardim" e a perfumaria. Alguns florais desafiam minha sensibilidade atordoando no sintetismo das notas, mais aldeídicas que naturais. Plásticas e agudas.
Portanto flores brancas me olham ressabiadas e vice versa, apesar do aroma real ser cativante e belo. Assim mergulhei o nariz em Noix de Tubéreuse eau de parfum com antecipada resignação.
Ahhh! Boa surpresa na sutil e natural harmonia com que as flores desfilam!
Considerando a pirâmide olfativa deveria iniciar muito verde e fresco em  folhas de violeta, tangerina e trevos. Devo confessar que este cheiro de clover ou trifólio (uma espécie de trevo) não me é familiar, contudo penso que meu nariz queimou etapas, e foi direto para o ramalhete de flores mornas, adocicadas e picantes;  polvilhada com noz-moscada ou alguma especiaria exótica deste gênero.
Mel floral apimentado ou florzinhas melosas?
Provavelmente a imagem resulta da conjunção de douradas acácias camufladas ao abraçar  alvas angélicas-de-jardim ( jacintos-da Índia ou  tuberosas).
Na sequência especiarias  esmaecem em camadas de feijão tonka, baunilha e almíscar brilhante.
Estranhamente o drydown oferece este  acento fresco que deveria ter assumido força no início da evolução.
Entretanto as alvas tuberosas,  algumas vezes  também conhecidas como nardo,  ainda brilham docemente,  enquanto recebem discreta nuvem dos pós de toucador  ou talcos femininos e discreta serragem de madeiras leves.


Similaridade Olfativa.
Cita-se  proximidade com Fracas, Tuberosa L'Erbolário e Songes. Todas são fragrâncias que poderiam ser colocadas lado a lado pela elegância e apelo flora,l considerando as devidas diferenças na evolução de uma e outras. Há o lugar comum da angélica em acorde doce e sofisticado.

Ficha Técnica
Família: Oriental floral, 2003
Gênero: Feminino
Perfumista: Lyn Harris
Rastro: Intenso
Fixação: Muito boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo -  Clover ou trifolio (trevo), violeta doce, mimosa
  • Coração - Tuberosa
  • base - Fava tonka, raiz de íris, âmbar.
Arte Irmã: Teria a doçura dos movimentos de Nina Kaptsova no ballet Dance of the Sugar Plum Fairy - Tchaikovsky


Imagens: Composição de Elisabeth com bailarina (photo Nathan Sayers) , tuberosa, mimosa e frasco de Noix Tubereuse;Copied frascos de Noix Tubereuse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!