segunda-feira, 4 de agosto de 2014

MM for Men - Molinard


O doce M M já foi M2M e esteve vinculado à imagem polêmica. O belo torso nu com o frasco displicentemente acomodado sobre mãos cruzadas provocou um frisson que determinou uma exposição discreta e reduzida nas páginas e painéis.
Dificilmente vemos o banner de silhueta obscurecida, embora outros nus mais veementes ou explícitos circulem completamente a vontade no diversificado contexto publicitário da perfumaria.
Talvez a reação exagerada se deva a aura de elegante tradição que envolve Molinard e não pressupõem excessos publicitários.
Controvérsias a parte o perfume permanece à disposição do público masculino, seduzindo os adeptos da perfumaria marcante, intensa picante e adocicada.
Um frescor leve e cítrico anuncia o aroma, logo envolvido por acento apimentado do cravo da índia e melífluo da flor de laranjeira. Sensação de doce ardor.
Em breve este acorde cristalino adensa na contribuição das temperadas resinas e madeiras de base.
Cedro seco, raspante, aliado ao patchuli herbáceo e mordaz contribuem para quebrar a inicial doçura, lisa e quase gourmand, que também sugere delicadeza de  noz-moscada imersa em baunilha.
Em vários momentos esteve mesclado na minha memória olfativa com seu conterrâneo de lançamento, Balman by Pierre Balmain, onde percebe-se a intensidade amadeirada de cedro, e a herbácea de patchuli embora o o reforço aromático para o acorde amadeirado fique a encargo da sálvia.


Menos doce, M M prolonga a nota cítrica que, embora sutil demonstra pungente adição da madeira teck com seu odor citrino e resinoso.
Se compartilham acordes e dulçor semelhantes à princípio, durante a evolução tomam rumos diferentes.
Balman prossegue em intensidade achocolatada encaminhando-se para os braços da fava tonka.
M M avança aromático pungente e resinoso. Mantém uma refrescância que repele aspectos enfumaçados e quentes embora sua pirâmide indique incenso.
Suavidade floral e cítrico revigorante fazem o contraponto às madeiras, que se não fossem assim contidas invadiriam rudemente todos os espaços, dominando a cena.
Três notas poderosas - cedro azul, madeira teck e sândalo - combatem longamente pela primazia sem chegar a definição.
Finalmente a acidez fresca, amena e aromática abranda em almíscar e âmbar provocando nas madeiras um suave polvilhado.
M M atravessa três estágios distintos: Doce e sedutor no início, vigoroso, seco e refrescante durante o intermédio, confortável e protetor no abandono final.

Reedição: Resenha de Elisabeth Casagrande em agosto de 2009


Família Olfativa : Amadeirado especiado, 2004
Perfumista: Marie Duchêne
Gênero: Masculino
Rastro:Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo -Limão, neroli (flor de laramjeira), cravo-da-índia, noz moscada
  • Coração - Rosa, incenso, patchuli, cedro Atlas (cedro azul), madeira de teck
  • Base -Almíscar, âmbar, cedro , dândalo

Arte Irmã: Circularia num ambiente onde ouvissem...  Cake - I Will Survive


Imagens: Campanha publicitária de M2M by Molinard; Composição com frasco de M M /Molinard - site oficial e imagem de escultura em madeira teck- Dr.Papillon and Hoedic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!