domingo, 24 de agosto de 2014
Fig Leaf & Sage - Aromatics Blends Kiehl's
Espírito da Fragrância
Existem aqueles dias que nos acordam com o céu vestido de azul esplêndido, saturado de sol declarando que a manhã vai longe. Que lá se foi o frescor e o canto de passarinhos ao raiar do dia.
Indecisa preguiça domingueira. O lá fora convida, mas o aconchego também.
E, vamos de pijamas para a cozinha nesta hora indefinida entre café e almoço.
Temperamos a carne, com as ervas aromáticas do quintal, lavamos as verduras e inundamos o ar com os cheiros daquela receita do livro novo.
Hoje tem sobremesa, lá pelo meio da tarde, pois no domingo tudo acontece devagar.
Frutas em calda, no doce mas disfarçado de saudável açúcar demerara. Figos em calda.
Um recorte de domingo.
Iniciou com sálvia, tomilho, manjerona...folhas frescas formando uma paleta de verdes. E se completou nos figos verdes, pois compotas pedem que sejam igualmente verdes.
Voltaram a mente domingos da adolescência, época em que havia uma figueira de belas e aromáticas folhas, e frutos, onde foi erguida uma cozinha nova.
Ah que saudades daqueles figos doces e caramelados.
Percepção Pessoal.
Figueira imponente no aroma das folhas e dos frutos verdes. Na composição gourmand figos aparecem embebido de cítricos leves e temperos frescos, apenas para conferir leveza, atenuando o calor amadeirado desta fruta suculenta.
Evoluindo percebe-se enfumaçado de madeiras que permite entrever o acento caloroso da sálvia..
Combinação satisfatória, equilibrada e convidativa alternando ao redor da fruta notas frescas e quentes, justamente o contraste entre temperos frescos e secos.
Doçura envolvente cresce no percurso afastando a percepção inicial de verde intenso. A medida que o acorde aromático decresce, aflora sutil,cremoso e doce floral sugerindo associação com baunilha, almíscar e sândalo.
Entretanto nada subjuga o figo. Reina absoluto do começo ao fim, seco e amadeirado como o resíduo das compotas de figo verde.
Similaridades.
Li alguns comentários comparando com Womanity. Além de serem duas fragrâncias com acentos de figos não percebo outros paralelos. Aqui existe frescor inocente e aconchegante enquanto a fragrância Thierry Mugler se destaca pela adição do acre salgado (ou metálico) de maresia que a leva por caminhos diferentes.
Outros retratam semelhança com Eau Gourmand Fresh Fig de Laura Mercier. Apesar de não conhecer teoricamente soa mais verossímil.
Ficha Técnica
Família: Verde aromático, 2012
Gênero: Unissex
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Boa
Notas Olfativas: Folhas de figo, sálvia, limão, bergamota, tomilho
Arte Irmã: Seria gula de chef gourmet
Receita 1: Doce de Figo Verde
Receita 2: Compota de Figo Fresco ( com a dica do saquinho de sal grosso e cinzas de madeira)
Imagens: Composição de Elisabeth com Doce de figo, ramo de sálvia e frasco de Fig Leaf & Sage - Aromatics Blends Kiehl's; copied image de figo e sálvia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião tem valor!