sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Extração de Óleos Essenciais


Óleos essenciais, concretos, absolutos e ceras de plantas aromáticas historicamente constituem a base da perfumaria.
Quando a eles nos referimos visualizamos a delicadeza romântica da enfleurage, praticamente uma referência ao filme " O perfume" ambientado no século IX.
Com a evolução  industrial e mecanização  se tornou possível a obtenção destes produtos  em maior escala,  para atender a demanda do mercado de fármacos e cosméticos.
Os métodos progrediram.

Prensagem
Processo extremamente antigo atualmente é muito usado para obter óleos cítricos pela prensagem mecânica da casca dos frutos. Geralmente se prensa o material a frio.


Enfleurage
Obtém absolutos de flores delicadas  maceradas em gordura animal posteriormente tratada com etanol. Pode ser fria ou quente.

Destilação

 Vídeo: Lavender and Lavandin - H Reynald & Fils - Sofia/Bulgária


Processo que utiliza calor ( vapor)  extraindo   fase aquosa ( hidrossol),  contendo algumas propriedades  aromáticas do  vegetal, e óleo essencial.
Praticamente todas as partes de um vegetal, da madeira às sementes, podem ser destilados.
Desenvolvida  na Idade Média passou do alambique para os enormes tanques industriais de destilação.
Na destilação fracionada os componentes aromáticos podem ser obtidos em frações de tempo diferentes proporcionando subprodutos com diversidade de  concentração e qualidade aromática .
Destilação Destrutiva, ou Rectificação, não utiliza veículo aquoso ou álcool para aquecer as partes vegetais. Obtém produto defumado ( destilação seca da bétula) para construir acordes de couro e âmbar.


Extração Por Solventes
Após tratamento ou maceração  com solventes orgânicos a matéria prima é submetida ao processamento à vácuo para remoção do solvente  e destilação suave obtendo-se os riquíssimos absolutos e concretos.
Utilizada  em flores  ou partes vegetais que perderiam suas propriedades aromáticas nos processos  de altas temperaturas.


Extração Com Fluido Super Crítico -  Ou Extração Por CO2
 Tecnologia de ponta que utiliza  substrato não reativo com a matéria-prima aromática mantendo suas qualidades originais.
Gás carbônico ( dióxido de carbono) é o solvente de extração, usado em condições de temperatura próxima a do ambiente e alta pressão.
Forma-se um fluido que retira da planta os compostos aromáticos incompatíveis com a água ( hidrofóbicos).
Após a restauração  das condições normais de temperatura e pressão o fluido volta a forma gasosa e evapora, ou é reciclado para reutilização.

Phytonic Process ou Extração Florasol
Recente e não muito apreciado pela introdução de substâncias poluentes  ao meio ambiente extrai os princípios aromáticos com fluor-hidrocarbonetos.
Os óleos obtidos são chamados de phytols.

 Referências: Wikipedia; Innerpath Aromatherapy; Abdul Samad Al Qurashi;H Reynald & Fils ;  eng. g.ed.tr,  Think natural; National Association For Holistic Therapy; Colagem com imagens de "O Perfume" e frascos de óleo essencial;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!