sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Blind Buy ou Compra Cega


Blind buy significa "compra cega", ou "compra no escuro", sem conhecer o produto.
No caso de perfumes é um alto risco...viciante. Quando estamos empolgados no estudo da perfumaria, é um jogo de aprendizado que pode resultar em surpresas ...de todo tipo.
Contudo existem alguns pontos que se observados facilitam muito esta compra no escuro

Sete Dicas 


1. Leia muito. Resenhas descritivas e  comentários em sites/blogs dedicados a descrição de fragrâncias. Lojas costumam apresentar muitos comentários, mas é difícil afirmar ou discordar da veracidade de opiniões. Anote o que parecer interessante. Compare o recém chegado com suas expectativas e anote  impressões. Com o passar do tempo a memória prega peças tornando-se  útil um arquivo com memórias. Biblioteca olfativa escrita,  ou melhor ...digitada.


2. Procure narizes irmãos. De acordo com a classificação ou com o tipo de fragrâncias resenhadas vc poderá perceber se o(a) autor(a) do blog/site tem uma sensibilidade e gosto olfativo semelhantes ao seu. O mesmo em relação aos comentários.

3. Habitue-se ao tradutor Google ou Bing, pois blogs/ sites  estrangeiros trazem percepções diferentes e enriquecedoras.

4. Compare pirâmides e notas olfativas, principalmente os acordes de coração e base. Tente identificar as principais notas.  Esta descrição de acentos  é uma orientação razoável mas não definitiva. Pirâmides olfativas semelhantes podem resultar em fragrâncias diferentes. Lembre-se que os perfumistas não estão repassando a fórmula do perfume, mas o efeito aromático dos componentes. Assim um aroma de determinada flor pode significar uma mistura de óleos sintéticos e não o extraído da planta. Perfumes comerciais, produzidos em escala não contém grande percentual de óleos essenciais naturais.


5. Procure por similaridades. Mesmo que  a similaridade seja equivocada, se um perfume lembrou outro para alguém isto indica que pelo menos algum acorde importante é parecido.

6.  Atente para o grupo ou família olfativa, assim voce poderá descartar algumas fragrâncias com facilidade. Se você aprecia chypres e orientais,talvez não fique satisfeito com um aquático. Contudo  sair da zona de conforto estimula o seu lado sensorial e abre o leque de perspectivas, de experiência olfativa. Mudei minhas preferências olfativas ao ser flexível com famílias olfativas que não apreciava.


7. Relacione os perfumes que você aprecia com perfumista e designer. Alguns profissionais e algumas marcas de perfumaria tem signature, um acorde perceptível que se repete nas criações. Tal como o "Guerlinade"de Guerlain, a baunilha ligeiramente empoeirada de Kenzo, e  a base almiscarada de O Boticário. Algumas pessoas se encantam com a signature de um perfumista ou de uma marca.


Depois destes quesitos, de namorar o perfume por um tempo razoável, se você ainda não desistiu enfrente o risco sem dó ou arrependimentos. Estabeleça um limite dentro do seu orçamento e vá fundo.
Entretanto se ao receber o perfume, desgostar, e isto lhe causar muita tristeza, decepção ou contrariedade não insista. Esta não é sua "tea cup".
No caso de rejeição pelo aroma tente a troca ou venda nas redes sociais.Toda panela tem sua tampa. Válido para perfumes.

Imagens: Blind Love de myiu14 em Deviantart; Gold Apple iPad; Umbrella de eclektic/ tumbir;Door in Albarrassin; Guerlinade de Monsieur Guerlain; ; ilustração e Big Game-Big Budy Blind kit;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!