quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Perfumes Inesquecíveis de 1390 à 1912

Clássicos, alguns remontam do século XIV.
Sobrevivem, revisitados, reformulados, entretanto conservando a essência que lhes conferiu glória, conquistou admiração e fidelidade.
Gostaria de conhecer todos, não somente uma ínfima parcela.
Entender o conceito a refletir uma sociedade, a força motriz que impulsionava homens e mulheres, suas expectativas que acabam referenciadas na história, costumes, crendices, vestuário, preferências de lazer e alimentação.
Os modismos e aromas podem contar a história da civilização e cultura humana de forma muito interessante.
Afinal, estudos recentes demonstram que os cheiros impressionam e motivam nossa espécie mais efetivamente que imagens.
Perfumes clássicos que ainda circulam entre nós são muitos.
Alguns, com o passar do tempo, serão por mim detalhados, outros talvez nunca venha a conhecer, ou gostar porém.. cada um tem uma história para contar.

FIORI DI CAPRI by Carthusia, 1390

Por volta de 1380, o abade do monastério de St Giacomo foi surpreendido com a visita inseperada da rainha Giovanna D'Angio de Capri.
Para agradá-la o prior fez um arranjo de mesa com as flores mais bonitas do jardim.
Depois de 3 dias, a água do vaso extraiu o perfume das flores e originou a idéia do primeiro perfume de Capri.
Outros relatos contam que em 1948 o prior do monastério descobriu antigas fórmulas do abade, e com a permissão do Papa levou à Torino para um químico, que reproduziu o método original, num pequeno laboratório chamado Carthusia, em produção limitada e manual.
Formulado em eau de parfum e eau de toilette representa o aroma de Capri e do Mediterrâneo

Notas Olfativas:
Cravo selvagem, lírio-do-vale, ylang-ylang, âmbar, musgo e sândalo.


FARINA EAU DE COLOGNE by Johann Maria Farina - 1709
 Fragrância elaborada por Johannis Maria Farina perfumou famílias reais do século XVIII.
Extremamente imitada, iniciou um grupo de fragrâncias de características parecidas, que ficou conhecido como eau de cologne.
O nome foi inspirado na cidade alemã chamada Cologne, adotada por Farina para domicílio, que por este motivo ficou conhecida como cidade de perfumes.
Johann escreveu uma carta ao irmão onde relata as características conceituais da Farina Eau de Cologne:
"-Encontrei um cheiro que me lembra uma manhã na Itália, narcisos da montanha e folhas de laranja depois da chuva. Ele me refresca e fortalece meus sentidos e minha fantasia."
 

Notas Olfativas: Laranja, bergamota,lima, cidra, tangerina, pomelo, cedro e plantas aromáticas .

ROYAL ENGLISH LEATHER by Creed - 1781Este chypre, como hoje são conhecidas as fragrâncias centradas na trilogia cítricos, madeiras e couro , foi elaborado especialmente para o rei George III.
A primeira versão era destinada às luvas do rei. Agradou de tal forma que este pediu um perfume com o mesmo aroma para perfumar o corpo.
Atualmente Royal English Leather é o exemplo clássico de uma eau de toilette

Notas Olfativas: Tangerina, bergamota, âmbar cinzento, couro e sândalo.

JICKY by Guerlain - 1889
 
Perfumista - Aimé Guerlain
Frasco: Gabriel Guerlain- Baccarat
Conta-se que foi idealizado quando Aimè Guerlain , ainda estudante na Inglaterra , se apaixonou.
O nome foi uma homenagem ao tio, Jacques Guerlain, cujo apelido era Jicky.
Oriental amadeirado exemplifica um dos primeiros perfumes criados sobre matéria prima artificial.

Notas Olfativas: limão,tangerina, bergamota, pau-rosa, raíz de íris, jasmim, patchuli, rosa, vetiver, couro, âmbar, civeta, fava tonka, incenso, benjoim.

NARCISSE NOIR by Caron - 1911
 
Perfumista
- Ernest Daltroff
Frasco: Félicie Bergaud
Um dos primeiros perfumes da linha oriental, usou matéria prima sintética e absolutos de flores inovadores para a época.
Na perfumaria foi descrito como aroma extremamente forte e narcótico.

Notas Olfativas:Bergamota, limão, tangerina, petit grain, jasmim, junquilho, narciso, flor de laranjeira, civeta, almíscar, sândalo.

L'Heure Bleue by Guerlain - 1912

Perfumista - Jacques Guerlain
Frasco: Baccarat
Guerlain era colecionador de pinturas, principalmente impressionistas e L'Heure Bleue foi criado em homenagem às telas impressionistas,e num tributo à hora do crepúsculo.
Neste momento, em Grasse, os jardins e plantações de flores encontravam o ápice perfumado do dia.
A fragrância, inovadora para a época, enquadra-se na classificação de floral oriental.

Notas Olfativas: Bergamota, sálvia, coentro, limão, neroli ou flor de laranjeira, artemísia, cravo-da-índia, rosa de maio, ylang-ylang, benjoim, cedro, almíscar, sândalo, baunilha e vetiver.

Quelques Fleurs L'Original by Houbigant - 1912

Perfumista - Robert Bienaime
Reformulação - 1987
A fórmula deste perfume nunca foi totalmente publicada, fazendo parte de arquivos não divulgados da família de Jean François Houbigant.
O perfume na época da criação revolucionou o conceito de florais apresentando um bouquet com mais de 15 flores somado à matéria prima que ultrapassa o número de 250 substâncias diferentes.

Notas Olfativas:Bergamota, Notas verdes, limão, laranja, Cravo, Jasmim chocolate ou heliotrópio, jasmim , lírio selvagem ou lírio-de-maio, orquídea, raíz de íris, angélica, ylang-ylang, âmbar, civeta, almíscar, musgo de carvalho, sândalo e fava tonka.

Inspire-se com o vídeo: Unforgettable - Natali & Nat King Cole

Animale Animale Men - Animale Parlux

Tão doce... Abre em cítricos baunilha, açúcar e muitas especiarias, quase uma receita de calórica culinária.
Assoma ao nariz uma poeirenta mistura de pimentas, canela, cravo e outros acentos exóticos, indecifráveis.
Abaixo desta camada de fino pó está o acorde fresco representado pela lavanda, a suavidade doce de um bouquet de flores, e resinas verdes como o gálbano.
Ondas de baunilha emergem da base sufocando o vigor da madeira de cedro.
Toda a evolução é percorrida por acento frutal, doce como o mel, que realmente lembra inebriante abacaxi maduro, somado à suavidade discretamente apimentada da noz-moscada e de algumas flores..
Este aroma masculino parece mais feminino que Animale dedicado as mulheres.
Confortável toque de seda  acompanha de perto, provavelmente derivada do acorde leather/tobacco, sugerido e não explícito.
Outra constante é a doçura.
Confeito que conquista a primeira vista, como as paixões breves e fugazes, torna-se um pouco cansativo em algumas horas.
Não conseguiria usá-lo dias seguidos... canso fácil de aromas exageradamente doces e... prefiro o verde agreste, as madeiras em sua característica mais resinosa, o incenso mais seco e puro.
Entretanto não descarto a possibilidade de ter recaídas igualmente passageiras pelo aroma, da mesma forma que me atraiem os aromas masculinos de Thierrey Mugler, ou Fleur du Male de Jean Paul Gaultier, embora não os use.
Animale Animale for Men é um mutante. Extremamente feminino e dengoso pode se tornar um ícone de doçura masculina se cair na pele apropriada.
Comentários sugerem proximidade olfativa com "A" Men Pure Havane de Thierry Mugler


Animale for Men, o tradicional, segundo descrições de literatura  é definido como aromático, amadeirado com acentos cítricos e característica chypre.
Se houver uma constante na proposta da maison inevitavelmente  terá alguma doçura. Presumo que mais temperado, adulto, salientando as resinas, o musgo e tabaco.
Há de ser sensual em características masculinas mais óbvias e contundentes.
Comentários em revistas online sugerem proximidade com Polo Sport by Ralph Lauren e Aqua Quorum Antonio Puig

ANIMALE ANIMALE for Men
Família Olfativa: Oriental especiado,1994
Gênero: Masculino (compartilhável)
Rastro: Intenso
Fixação: Muito boa  
Notas Olfativas: Abacaxi, lima, limão, mel, lavanda, jasmim, ylang ylang, rosa, lírio selvagem, noz moscada, gálbano,baunilha, sândalo, almíscar, cedro, âmbar, tabaco.


ANIMALE for Men
Família Olfativa: Aromático Verde, 1993
Gênero: Masculino
Rastro: Intenso
Fixação: Muito boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Cítricos, neroli, fresia
  • Coração - zimbro (frutos), lavanda, gerânio
  • Base - Couro, musgode carvalho, vetiver

Animale  empresa fashion é originária da Indonésia . O grupo atualmente é responsável pelas fragrâncias, tendo adquirido  a marca de Parlux no ano 2004. Animale foi fundada em 1987 por Suzanne de Lyon  e vendida para Parlux em 1990.

Resenha de Elisabeth Casagrande em 26 de setembro de 2009

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Original Musk Blend Nº1 - Kiehl's


ESPÍRITO DA FRAGRÂNCIA
Caminhava por espaços aberto de praças amplas, logo após borrifar Original Musk nos pulsos e braços. Nuvens cinzentas tornavam o ar opressivo, abafado e o calor recebendo rajadas esparsas prenunciava chuva.
Envolvida na nuvem perfumada momentaneamente flutuei na imaginação e tornei-me estrangeira na própria terra. Busquei  o burburinho das pessoas no vai e vem dos mercados e feiras de ruas, nas vielas apertadas, confusas e coloridas como se imagina existirem no Oriente.
Se fui a Índia somente através de imagens, filmes, da comida exótica e agridoce, de relatos e músicas, hoje o olfato  a trouxe para mim.

No aroma limpo, cálido e condimentado, vibrante nos tons quentes de açafrão, páprica e canela, escondendo  bouquets  e doçuras  em barracas obscurecidas por nuvens de incenso.
Coincidentemente algumas quadras do ponto inicial me deparei com uma garota Hare Khrishna envolta  num sari estampado por delicadas  flores amarelas e rosas sobre azul.
Se estivesse com o sample na bolsa  teria feito presente.  Pareceu perfeito!

PERCEPÇÃO PESSOAL
Ao respirar as gotículas  da primeira borrifada, ainda sob o teor alcoólico, senti  almíscar límpido e transparente que prometia  genuíno aroma de lavanderia.
Falso. Imediatamente  se adoçou em flores, incenso e  especiarias.
Agucei o olfato em busca da canela que despontou, mas outros aromas se atravessaram no caminho. Mirra, civeta ou simplesmente incenso contra  almíscar, entremeado de flores?
Ocasionalmente um espirro cortante e fugaz de cítricos enquanto musk  enlaçava a  todos. Branco, agora,  opalino, contrastando  condimentos  coloridos aspergidos sobre  melífluas notas florais.
Tanta doçura morna  e cremosa sobre a pele...desconcertante, pois vagueia de mãos dadas com o acorde límpido e fresco de banho recém tomado.
Após aproximadamente seis  horas renovei  a carga perfumada sobre a pele, e preparei o nariz para hordas de incenso, para abraçar a canela, e eis que o corpo pregou uma peça.
Jogando  notas quentes e úmidas para o fundo abriu  espaço e ressaltou  teimoso frescor verde,  de patchuli almiscarado, que antes me pareceu coadjuvante, e na verdade é uma das estrelas.
Após algum tempo ressoa novamente o canto animalic adocicado e incensado.
Apesar de muitos comentarem simplicidade linear  meu nariz, ou talvez a pele, registra  uma gangorra olfativa com dois polos.
Interessante este almíscar!
Original Musk  Kiehl's eau de toilette é agradável, retrô, intimista, doce e confortável.

PRÓS E CONTRAS
A singularidade  do almíscar límpido e transparente contra  caloroso acento de flores  carregadas com especiarias e incenso pode ser motivo de desgosto aos  apreciadores de  fragrâncias definidas em contexto e inclinação.
Outros podem repudiar o almíscar  gênero "aldeído sabão de lavanderia", reforçado pelo teor agudo de patchuli.
Entretanto é um contraste interessante e  atraente custo/benefício da centenária marca americana Kiehl's, fundada em East Village-NY , 1851,  como Kiehl Pharmacy.
Atualmente  a marca é incorporada pelo grupo L'Oreal, comprada em 2000, com mais de 30 lojas espalhadas pelo mundo, inclusive São Paulo/Brasil


SIMILARIDADES OLFATIVAS
Comenta-se que o aroma é muito próximo do Original Musk Oil  Kiehl's,  Muscs Khobai Khan Serge Lutens e de Jovan Musk for Men. Entretanto em alguns  momentos despertou lembrança do  acorde oriental de baunilha almiscarada comum aos Jungle Kenzo embora com intensidade diluída e desprovidos do almíscar "limpo".


FICHA TÉCNICA
Família Olfativa: Floral amadeirado almiscarado, 2004
Gênero: Unissex
Perfumista:
Designer: kiehl's  Loreal
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Flor de laranjeira, bergamota.
  • Coração -Lírio, neroli, ylang-ylang, rosa
  • Base -Fava tonka, almíscar, patchuli
Classificação

Arte Irmã:  Se fosse um festival seria na Índia...


Imagens: Hare Krishna ilustração;Tecido com padrão indiano; Frascos de Fragrância Kiehl's; Hindu festival in Orchha, Madhya Pradesh, India photo Jeremy Richards

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Novidades de Differentes Latitudes na Vitrine - 2013


Novembro marca  o lançamento dos perfumes Liquides Imaginaires, criações olfativas de Philippe Di Méo cujas palavras  explicitam o espírito dos aromas.

"Ces eaux de parfum, potion ou antidote, symbolisent le bien et le mal,
le jour et la nuit, la sagesse et l'ivresse.
Opposés et inséparables, la trilogie est leur esprit
."…
Philippe Di Méo

" Estas águas perfumadas, poções ou antídotos simbolizam o bem e o mal, o dia e a noite, a sabedoria e a embriaguez.
Oponentes e inseparáveis, a trilogia é seu espírito."
Philippe Di Méo
 Imagem: Liquides Imaginaires/ Differentes Latitudes

 
Parfums Volnay é perfumaria francesa  tradicional  reativada pelos descendentes  da antiga  marca
Germaine Madeline Duval.
O princípio orientador para a criação das fragrâncias é a transição da época de ouro da perfumaria, nos anos 20, para a modernidade.
Resgatando fórmulas, segredos e matérias -primas esquecidas  a perfumista  Amelie Bourgeois  é responsável pela proposta.
Imagem: Parfums Volnay / Differentes Latitudes 


Marcel Franck , tradição desde 1882 em design de atomisadores luxuosos para perfumaria, muitos fabricados pela  renomada Baccarat revive sua produção usandoa sofisticação de  técnicas modernas
Imagem- Marcel Franck / Differentes Latitudes

P. Frapin Parfums Na Vitrine - 2013


Tradicional e luxuosa empresa familiar de conhaques, desde 1270, P. Frapin & Cie  transfere parte deste conhecimento vivenciando sabores, aromas e luxo  para a produção de perfumes.
Tais fragrâncias, produzidas na inspiração da história ancestral, prometem refletir a paixão pelo tradição e estilo de vida francês, na atemporalidade das melhores matérias-primas, no conhecimento tradicional e amor pelo belo e bom.

Atualmente encontram-se em produção :
  • Paradis Perdu
  • Speakeasy
  • 1697
  • L Humaniste
  • 1279
  • Caravelle Epicés
  • Passion Boisée
  • Terre de Sarment
 Differentes Latitudes é  a empresa responsável, desde 2007, pela criação dos perfumes Frapin, além de distribuir várias marcas niche e raras para Europa, Oriente Médio, Estados Unidos e Rússia.

Imagens: Parfums Frapin de Differentes Latitudes; Boutique Liquides em Paris - Parfums Frapin

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Kokorico by Jean Paul Gaultier na Vitrine - 2013


Kokorico  Cologne é proposta de fragrância energética e afrodisíaca construída sobre cacau e folhas de figueira.
Icônico no frasco, como inúmeras  da marca, enquanto numa perspectiva  apresenta  perfil forte do rosto masculino,  noutra  delineia o busto.
Lançado em 2011  a criação de Olivier Cresp e Annick Menardo reflete no nome ( onomatopéia do canto dos galos, em françês) masculinidade jovem e intempestiva.
Posteriormente  os mesmos perfumistas  idealizaram o flanker  Kokorico by Nigth no estilo olfativo Oriental Baunilha .

Ficha Técnica

Kokorico Cologne 
Família Olfativa: Aromático amadeirado, 2011
Gênero: Masculino
Perfumistas: Olivier Cresp, Annick Menardo
Pirâmide Olfativa:

  • Topo - Folha de figueira
  • Coração - Patchuli, cacau
  • Base - Cedro da Virginia, vetiver.
 PS: Segundo comentário de colecionador  lembra uma versão de Le Male com o diferencial das folhas de figueira.

Kokorico by Nigth
Família Olfativa: Oriental baunilha, 2012
Gênero: Masculino
Perfumistas: Olivier Cresp, Annick Menardo
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota
  • Coração - Cacau, ruibarbo,  folhas de figueira
  • Base - Fava tonka, madeiras
Vídeo: Making of  Kokorico JPG

Miss Dior Le Parfum... Um Mimo Dior


Um perfume icônico, agora enfeitado com um laço inteiramente bordado por mãos habilidosas nos ateliers Couture Dior .
Um mimo!
 A fita cuidadosamente bordada
com miçangas, pérolas e florzinhas.
Laço feito, arrematado e ...algo me diz que vira objeto fashion de desejo.


Armani Code Pour Homme eau de toilette - Giorgio Armani




ESPÍRITO DA FRAGRÂNCIA
Tinir metálico como de um sino ressoa através da bruma impenetrável e doce.
Morna, indecifrável, homogênea e açucarada borra os contornos provocando a sensação de irrealidade, os pés fugindo do solo, o teto alcançando o chão.
Um voo rumo a suavidade onde a fênix queimará suas asas não no calor, mas no denso emaranhado da doçura.

PERCEPÇÂO PESSOAL
Início alcoólico que disfarça o que deve ser agrume de cítricos. Rapidamente desvanece entre ondas e ondas de doçura sem par. 
Através da intensidade melíflua do âmbar branco, fava tonka  e almíscar, percebemos  toque de anis, delicado e refrescante.
Submergido neste mar dulcíssimo estão  notas algodoadas  de tabaco e couro  ladeadas por sutil acento cítrico e ligeiramente raspante,  talvez na adição do óleo essencial  de guaiaco e sua característica floral pungente de rosas e violetas.


 PRÓS E CONTRAS
Atrairá os que desejam  fragrância  intimistas doce e de boa qualidade, evoluindo  sem grandes saltos ou modificações.
Desencantará quem aprecia  composições ricas e intensas com  fases  bem delineadas, de projeção  e fixação prolongada.

SIMILARIDADES OLFATIVAS
Muito relacionado com o novo Burberry Britt Rhythm, além de  similaridade registrada para Allure Homme Sport Extreme e Zegna Intenso.

 FICHA TÉCNICA

Família Olfativa:Oriental especiado,2004
Gênero: Unissex
Perfumistas:Antoine Lie, Antoine Maisondieu, Clement Gavarry
Rastro: Intenso a nediano
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Limão, bergamota
  • Coração - Anis estrelado, flor de oliveira, madeira de guaiaco
  • Base -Ciuro, tabaco, fava tonka
Classificação
 
Vídeo:Armani Code ad.

Coco Mademoiselle eau de parfum - Chanel


CONCEITO
Provavelmente idealizado para uma jovem e bela mulher.
De corpo, espírito ou ambos...que importa.
Esta criatura elegante e urbana, passa com olhos sorridentes e coqueteria no andar, seduzindo os que sentem seu inebriante aroma.
Notas cintilantes como estrelas numa noite desprovida de luar. Pequeninos e encantadores pontos de luz com belas  surpresas do começo ao fim.
Encantador até o último arfar almíscarado Coco Mademoiselle seduz e deixa um rastro vívido, provocativo de perfume apaixonante.



SENSAÇÂO OLFATIVA:
Saída doce, leve, cítrica e floral, que rapidamente se reveste do resinoso entrelaçado de patchuli e vetiver.Profundo, pungente, em travo ligeiramente amargo
No bouquet, flores são acompanhadas de poderosa baunilha bourbon, demonstrando  interação entre aveludadas rosas, frescos e metálicos lírios e intensos jasmins.
No eau de parfum adição de âmbar,  adensa o aroma. Parte do impacto hespéride é perdido na versão eau de toilette.
Adequado para as produções festivas, noturnas e sofisticadas, enquanto toilette se reveste de leveza floral, suave, diurna e jovial.


SIMILARIDADES
Mademoiselle é único, porém outros perfumes seguem este rastro olfativo - Carolina de Carolina Herrera, Chance da maison Chanel, Watt Mauve da Cofcci. Todos apresentando similaridade de acordes com Coco Mademoiselle edt.
Notre Flore Myrtle (2007) de L'Occitane en Provence segue a mesma linha aromática aproximando-se de eau de parfum.


Comentário V.I.P.
Eu GostoCoco Mademoiselle é um perfume supremo. Tem a qualidade Chanel em elevadíssima
potência. Suas delicadas e iluminadas pétalas de jasmim, rosas puríssimas parecem nascer assinadas por jacques Polge num traço seguro e quase amargo. Definitivo.
É o mais "mademoiselle" da linha Chanel.
Suas notas dançam ao redor do corpo, desenhando no
va silhueta, através do rastro inebriante que vai deixando. É tranformador.Aqui as sensações transcendem o olfato e tornam-se inexplicáveis. Luz
Eu DesgostoPensando no Mademoiselle eau de parfum não sei se posso dizer que desgosto. Na verdade ele me confunde. As primeiras notas, se usadas em excesso, agridem o olfato e causam enjoo. Com a evolução sinto que ele vai "assentando" e suavizando, combinando com a pele de uma forma ainda estranha até, finalmente ficar maravilhoso.
Isto depois de mais ou menos 60 minutos. Ninguém duvida que é
um perfume refinado , que tem equilíbrio mas meu olfato prefere o Chance. Monica


Família Olfativa: Chypre floral, 2001
Gênero: Feminino
Perfumista:Jacques Polge
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima

Pirâmide Olfativa:
  • Topo- Laranja siciliana, tangerina, pomelo
  • Coração-Jasmin, lírio florentino, rosa
  • base- Patchuli da Indonésia, Vetiver do Haiti, baunilha Bourbon e almíscar branco.
Arte Irmã ... na poesia e na música


"... e floriu uma rosa embalsamando a tarde melodiosa / no canto mais oculto do jardim, / mas seu perfume não chegou a mim." Carlos Drummond de Andrade

Vídeo: Stoned - Dido
 
Imagem: Foto de Elisabeth Casagrande, banners publicitários de Chanel

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Songes, La Muguet, Neroli - Annick Goutal

 Haverá uma alquimia a criar fadas ?
Talvez gotas de poções magicamente construídas encerrem a energia mística dos elementares, carregando segredos de flores, raízes e seivas .
Podemos sonhar que estes elixires transmutem nossa essência permitindo a aura translúcida e etérea das fadas.
Artistas criadores de fragrâncias tentam encerrar em belos frascos esta luminosidade de flores.
Camile Goutal e Isabelle Doyen o fazem.
Evocam fadas exuberantes e intensas com Songes, cálidas e misteriosas com La Muguet e vibrantes e cristalinas em Neroli.
Envolventes essências que carregam mistérios sombrios e intoxicantes, animalic morno e sensual, ou a limpidez de fontes que murmuram.
Segredos da Natureza talvez seja o que tentamos interpretar quando capturamos seus aromas.

Songes, da linha de notas intensas, explode num bouquet encantador que permite a percepção da doce rainha das flores - ylang ylang, e de intoxicante associação entre jasmim e baunilha.
Três absolutos a compor um floral intenso, circundados pela fragrante frangipani, também conhecida por plumeria ou agoniada.
Evolui constantemente entre flores, mas no decorrer do tempo, cresce o poder da baunilha amparada por sensual animalic de terra e resinas.
Repentinamente um aroma acre e breve denuncia evidente acorde de bálsamo de copaíba e benjoim, cujo adormecer é suave, abaunilhado e delicadamente incensado.
Durante o trajeto existe uma provocação apimentada, quase imperceptível, a temperar levemente.
Aroma poderoso, intenso e intoxicante onde predomina o jasmim, cremoso e sombrio, unido de forma indissolúvel à doçura voluptuosa da fava de baunilha.
A bela composição de flores brancas deste floral oriental agradará aos amantes de jardins.

La Muguet nos traz lírios que se apresentam quentes, sensuais e exóticos.
A princípio difere da clássica composição fresca e transparente de lírios do campo, pois a fragrância vem revestida de  sedutora sinergia entre frutas vermelhas e cálida resina de benjoim ou stirax; o que resulta em cremosidade inesperada e ambígua, oscilando entre inocência e volúpia.
Gradativamente o frescor de lírios sobressai em delicada e límpida pureza.
Reina sozinho então, apenas ladeado pela doçura discreta da baunilha talvez em almíscar e âmbar.
Um soliflore fragrance - edição limitada que encantou pela acuidade de aroma, incisivo e claro.

Neroli, reedição da linha de fragrâncias baseadas no acorde de flor única traz em ardor cítrico o aroma da flor de laranjeira.
Reúne-se ao picante clássico das frutas uma sensação de umidade cálida e doce de flor.
Notas que conferem a sensação de ardor fresco e  simultaneamente apresentavam sensação de banho, de água a escorrer pelo corpo, a pele limpa  conservando seu aroma morno e natural.
Conforto agradável e estimulante que nos seduz.
Diminuindo o provocativo apimentado inicial, a doçura da flor se revela neste encantador soliflor, que conduzindo ao  drydown ligeiramente amadeirado, dominado por acorde incensado e permeado por toques singulares de pimenta e resinas.
Sensualidade inerente, mesmo quando revestidas de simulada inocência é traço característico destas fragrâncias.



SONGES
Família Olfativa: Oriental Floral,2005
Perfumistas: Isabelle Doyen e Camile Goutal
Notas Olfativas: Absoluto de Ylang-ylang, absoluto de jasmim, absoluto de baunilha, frangipani, bálsamo de copaíba, benjoim ou stirax, incenso, pimentas, vetiver, sândalo e Âmbar.

LA MUGUET
Família Olfativa : Floral - Soliflore, 2001
Perfumista : Isabelle Doyen
Notas Olfativas : Lírio do vale ou lírio selvagem, frutas vermelhas, benjoim

NEROLI
Família Olfativa : Floral- Soliflore, 2003
Perfumista: Camile Goutal
Notas Olfativas :Flor de laranjeira


Arte Irmã na música:Tema do filme Coração Valente ( Bravehearth), composição de James Horner


Imagens: Songes de Annick Goutal em foto de Candice Milon; Frascos e instalações de Annick Goutal do site oficial; fada da renascença- amber by galefrawh 71b9; Green fair de photobucket by jeanne07; The Unseer World de David Delamare.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Perfumes de Abril na Vitrine - 2010

PARFUMS WEIL - Les Merveilles de Weil

Uma coleção que moderniza 3 antigas fragrâncias da maison, repaginadas para o lançamento em 2010.

Zibeline de Weil- edp
Oriental que sugere o equilíbrio entre acentos balsâmicos e a doçura de marrom glacê e fava tonka.
A conferir.

Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota da Calábria, ylang-ylang, geléia de ameixa
  • Coração - Flor de laranjeira de Sevilha, pera, wallflower ( cravo-da-pedra- odor semelhante ao cravo-da-índia )
  • Base - Fava tonka, benjoim, castanha (castanheiro -da-europa).

Rève de Weil- eau de parfum
Eau de parfuum da família dos cítricos aromáticos apresenta caráter fresco centrado nos acentos gourmand de agrumes( cítricos) e groselha verde.
Jasmin e lilases junto às madeiras claras, almíscar e âmbar suavizam o perfume

Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Laranja amarga, groselha verde, casca de limão
  • Coração - Chá verde, Jasmim do Egito, lilás.
  • Base - Almiscar branco, madeiras claras, âmbar

Secret de Weil- eau de parfum

Floral especiado, Secret sugere o máximo de feminilidade com seu bouquet adornado com notas picantes onde predomina a rosa de maio ou rosa centifolia.

Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Pau rosa. pimenta Sichuan, elemi
  • Coração - Rose centifolia, íris florentina, pimenta branca
  • Base - Madeira de cedro, ambrette, raiz de vetiver
    Website parfums Weil



SALVATORE FERRAGAMO - Incanto Bloom- eau de toiletteO sexto flanker da deliciosa série Incanto (Incanto Dream, Incanto Charms, Incanto Shine, Incanto Heaven, Incanto Bliss) , lançado em março foi desenvolvido por Sophie Labbé.

Notas Olfativas
: Flores de grapefruit, fresia, rosa-chá, magnólia amarela ou magnólia champaca, almíscar e notas de madeira cashemere
Website Salvatore Ferragamo

JOHN VARVATOS - Artisan Black
- edt edição limitada
Uma proposta mais intensa e profunda do de Artisan, lançamento de 2009 .
Doce e amadeirado o perfume de Rodrigo Flores-Roux apresenta rica composição :

Notas Olfativas:
Limão Meyer, tangerina, flor de laranjeira, melão (calypsone), murta-de-cheiro ( murraya), flor de laranjeira (neroli), jasmim, gengibre da Nigéria, gengibre púrpura, cardamomo, coentro, madeira de íris ( boisiris), belambre ( notas florais/frutais sintéticas), almíscar branco ( serenolide), vetiver, patchuli, madeira de cueramo mexicano ( bocote, bojote), couro, absoluto de raiz de íris florentina, tabaco (Kephalis).
Website John Varvatos


GIVENCHY - eaudemoiselle
- edp
Refinada e fashion esta fragrância floral foi idealizada para um público jovem e moderno.

Notas Olfativas: Cidra, tangerina, shiso, rosa da Turquia, ylang-ylang, flor de laranjeira, ambrette (almíscar vegetal), fava tonka, cedro, almíscar.
Website Givenchy

BALENCIAGA - Balenciaga Paris
- eau de parfum
Nicolas Ghesquière, diretor criativo da grife idealizou um perfume dual que oscilasse entre requinte e bom gosto das formulações clássicas e a vitalidade das ruas contemporâneas. Surgiu Balenciaga Paris, classificado por Olivier Polge como um chypre floral.
Elegante e discreto o aroma promete deslizar entre frutas e delicadas violetas, aterrizando através de nuvens empoeiradas num drydown herbal e almiscarado.
Criado para refletir a elegância parisiense.
A conferir.

Notas Olfativas: Bergamota, especiarias, pimentas, violeta, cravo, musgo de carvalho, cedro, vetiver, patchuli, ládano.
Website Balenciaga




BURBERRY - Burberry Sport - eau de toilette masculino e feminino

Burberry Sport feminino vem como floral fresco na concepção de Olivier Polge e Béatrice Piquet.
Sport masculino,
cítrico amadeirado de Sonia Constant, Nathalie gracia-Cetto e Antoine Maisondieu.
Os frascos são apresentados em 30, 50 e 75ml.

Burberry Sport
for Women
Notas Olfativas:Tangerina, sal marinho, magnólia, madressilva, petit grain (cítricos), notas solares, almíscar e cedro.

Burberry Sport for Men
Notas Olfativas
: Gengibre, pomelo ( citrus), notas verdes, acorde aquático marinho, gengibre vermelho ( alpínia), baga de zimbro, âmbar, cedro, almíscar.
Website Burberry




ELIZABETH TAYLOR
- Violet Eyes - eau de parfum

"I love floral fragrances, and wanted Violet Eyes to make women feel beautiful, sophisticated , and sensual using a bouquet of scents that I adore.It was a great joy to create this fragrance and work on every aspect of it. Everything, down to the very last detail comes from my heart and my soul. I send this fragrance into the world with love ..." Elizabeth Taylor
" Eu amo fragrâncias florais e procurei em Violet Eyes que as mulheres se sintam belas, sofisticadas e sensuais usando um bouquet com acentos que eu adoro. Foi uma grande alegria criar este perfume e trabalhar em cada aspecto dele. Tudo, até o último detalhe vem do meu coração e da minha alma.Envio esta fragrância para o mundo com meu amor." Elizabeth Taylor.

Assim é descrito pela idealizadora a criação floral de Carlos Benaim (White Diamonds).

Notas Olfativas: pêssego branco, jasmim, rosa púrpura, peônia, cedro, âmbar.



FRAGONARD - Marché aux Fleurs, Bleu Riviera, Riviera Riviera - edtTrês propostas diferentes para 2010 na tradicional maison francesa:

Marché aux Fleur
s

Floral frutal com notas de melão e groselha negra no topo, coração com ervilha-de-cheiro, lírio, pêssego de polva vermelha ( peche de vigne), e fundo de jasmim, flor de laranjeira e almíscar.

Bleu Riviera
Inspirado num cruzeiro ao longo de costas ensolaradas, traz na saída notas de jasmim-do-imperador ( osmanthus), no coração notas marinhas, rosa, jasmim, lilazes e lírio. Drydown de almíscar e âmbar.



Riviera RivieraEvoca na saída os famosos cítricos da Riviera - limão , bergamota e laranja.
O coração de petit grain, flor de laranjeira , chá branco e jasmim antecede a base de benjoim, sândalo, e almíscar branco.
Website Fragonard




HERMÈS - Voyage d'Hermès - edt
Criação de Jean-Claude Ellena, a fragrância unissex definida como fresca amadeirada e almiscarada é um convite para o lazer, viagens e relaxamento.
Relatos indicam que o original frasco simulando um celular contém notas de cítricos, pimentas, flores, madeiras, âmbar e almíscar.
Website Hermés


CHLOE - Eau de Fleurs - eau de toilette
Três novos lançamentos de Chloé que giram em torno de flores .

Eau de Fleurs Neroli
Traz aroma floral limpo elaborado pela perfumista Aliénor Massenet.
Notas Olfativas: Sávia, fava tonka, almíscar branco, tangerina, laranja, alecrim, flor de laranjeira (neroli), peônia, cedro.

Eau de Fleurs Lavande
Do perfumista Domitille Bertier consta como aroma de lavanda natural, ligeiramente enfumaçado e apimentado tendendo para o clássico fougere.
Notas Olfativa : Bergamota, violeta, chá, lavanda (alfazema), íris, almíscar, vetiver, âmbar cinzento.

Eau de Fleurs Capucine
Da perfumista Louise Turner, referências apontam como colônia doce e herbal com acentos de cítricos e vetiver.
Capucine ou capuchina é planta comestível ( nasturtium) , usada como tempero na culinária francesa.
Notas Olfativas: Bergamota, limão, flor de laranjeira, sálvia, baga de zimbro, rosa, jasmim,lírio do vale, ambroxan ( âmbar e madeiras), almíscar.

Website Chloé