segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Perfumarias Antigas - Santa Maria Novella


Uma ruela estreita e antiquíssima próxima da iluminada Piazza di Santa Maria Novella,,  e do Museu di Santa Maria Novella abriga  a Officina Profumo - Farmaceutica di Santa Maria Novella considerada a mais antiga perfumaria europeia ainda em atividade.


Entrada  modesta revela  interior imponente  transportando ao ambiente que existia  quando abriu suas portas em 1612.
Frades Dominicanos fundaram a farmácia em 1221, ao chegar em Florença,  para fazer medicamentos, poções e unguentos  das plantas cultivadas nos jardins do monastério.


Em 1533, famosos pelos remédios e extratos botânicos foram contratados pelo rei da França, Henry II para criar a fragrância assinatura  de sua jovem noiva Catarina de Medici.
Embora 400 anos antecedessem a abertura da exclusiva botica para o público, sua reputação havia  consolidado séculos atrás.


A primeira fragrância conhecida como Acqua della Regina ou Água da Rainha, a base de bergamota,  impactou a corte real francesa e consta que foi a precursora da Eau de Cologne  alemã.
Alguns relatos  apontam que Giovanni Paolo Feminis, perfumista, ao mudar-se para Alemanha  em 1775 levou a fragrância, reformulou concentrações  e produziu Eau de Cologne em homenagem  à cidade alemã.


Entretanto  o crédito histórico para a criação da água de colônia pertence ao italiano Johann Maria Farina que teria criado a fórmula em Cologne na Alemanha, para a perfumaria do seu irmão entre 1704 e 1709. A fórmula leve e fresca popularizou-se e foi copiada por muitos perfumistas da época. Contudo  há na cidade homenagens ao perfumista e a tradicional Casa Farina,  oficializando-o como  verdadeiro criador da colônia. Porém  a fórmula  de Santa Maria Novella já era centenária...


Parte da antiga enfermaria e farmácia  Santa Maria Novella está preservada em salas anexas da  atual loja de Florença.  Ali se encontram réplicas de vidro, instrumentos de medida, armários e frascos desenhados por Leonardo da Vinci, fiéis aos que  eram utilizados no passado.


Atualmente as lojas niche, verdadeiros registros históricos, vendem muitas fragrâncias e produtos  semelhantes  aos  originais. Exemplo disto é o tradicional vinagre chamado  Aceto dei Sette Ladri, usado por ladrões de corpos, como antisséptico, durante a peste.


Santa Maria Novella continua administrada por descendentes dos antigos monges. Através dos séculos.


Em Firenze o endereço é Via della Scala, 16, 50123 Firenze FI, Itália

Imagens : Algumas imagens são creditadas à Fabio Casati ,  Mildred Leon  e Ann Wright

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!