segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Olfactive Studio - Perfumaria e Estúdio de Arte


Na charmosa Paris nasceu um conceito de perfumaria que harmoniza com uma  das máximas seguidas em Perfume Bighouse: "Todas as artes são irmãs, cada uma delas ilumina as outras"- "All the arts are brothers, that each of them illuminates another"(Voltaire).
Acredito que quando uma arte termina  outra começa, entrelaçada,  sem fronteiras delimitantes, como indivíduos praticando simbiose e trocando suas essências preciosas.
Olfactive Studio na concepção de Céline Verleure flui assim.
Artistas da perfumaria trabalham fragrâncias ao lado de artistas da imagem fotográfica contemporânea. Unem a essência do aroma à essência da imagem.  Intuitiva, sensorial, conciliatória e emotiva.
Porquê a vida gira em torno das emoções e criação artística depende delas. Não podemos submeter arte a limites sensoriais de expressão. Ela se manifesta através do que vemos, ouvimos, cheiramos, palpamos.
Este  conceito de Céline Verdeure,  a criadora, é fruto de uma trajetória de vida. Da infância passada perto da natureza à  cosmopolita vida adulta.


Arquiteta, trocou a prancheta de projetos de edificações pela experiência na perfumaria Kenzo onde aprendeu o métier  com o perfumista Pierre Broc.
Aos 28 anos participou da criação de kenzo Jungle com Dominique Ropion e Jean Louis Sieuzac. Também de Eau kenzo com Olivier Cresp.
Seguindo uma inspiração de Firmenich lançou o site Osmoz - que inúmeras vezes consultei, e ainda consulto em busca de informações
Muita sensibilidade artística de Cèline aflora na perfumaria,  alimentada pelas atividades que desenvolve mundo afora.
Viajou pela América do Sul e morou dois anos no Rio de Janeiro, importando vinhos franceses, conquistada pelo charme carioca.
Praticou caligrafia japonesa em Tóquio e vivenciou a Índia durante meses encantando-se por Pondicherry.
Saindo de Cabo Verde cruzou o Atlântico num barco a vela...
Tanta diversidade não conseguiu afastá-la da perfumaria,  e  consequência desta paixão foi Olfactive Studio,  na sua visão moderna e global de arte.


Várias  fragrâncias fazem a paleta colorida desta perfumaria estúdio, criada em 2011, na colaboração de diversos artistas gráficos e perfumistas. Algumas listadas abaixo, começando pela novidade 2018...


A mais nova fragrância de Olfactive Studio: Flash Back in New York ( 2018)
Amadeirado especiado, apresenta notas olfativas de cominho, sálvia, açafrão, "linho", violeta, couro, jasmim, vidoeiro, papiro, vetiver e fava tonka. O perfumista é Jerome Epinette.


A imagem é de Vivienne Gucwa que capturou uma cidade de contrastes, fogo sob gelo.
O segundo aroma a representar uma cidade, depois de Still Life in Rio



Ombre Índigo

 Um enigma que mistura resinas, madeiras defumadas e opulenta tuberosa. Participam desta criação a perfumista Mylène Alram ( Robertet) e o fotógrafo brasileiro Gustavo Pellizzon.  A foto escolhida para Ombre Índigo é da série "Encanto".


Chambre Noire

Captura o mistério de um quarto na penumbra, da paisagem desnuda através de véus, misturando luz e escuridão. A concepção é  vivência da fotógrafa Clémence René-Bazin e o aroma da perfumista Dorothée Piot ( Robertet)
Notas proeminentes são  aroeira, jasmim, papiro, incenso, violeta, ameixa, sândalo, patchuli, almíscar, baunilha e couro.


Autoportrait

Intimista, pessoal, reflexo de si mesmo tem natureza apaziguadora nas madeiras e resinas que produzem um rastro viciante.
Refletem este conceito  a fotografia de Luc Lapôtre e a criação olfativa de Nathalie Lorson.
As principais notas são: Bergamota, elemi, benjoim, incenso, musgo de carvalho, cedro e vetiver.


Lumière Blanche

Traduz luz, cremosidade, a brancura ofuscante e láctea das estrelas, das geleiras, da espuma do mar. Concepção artística do fotógrafo Massimo Vitali traduzida pela perfumista Sidonie Lancesseur  (Robertet).
Calor e frio em oposição são descritos nas notas de cardamomo, badiana, canela, lirio, leite de amêndoa, madeira caxemira, cedro, sândalo, cumarina e almíscar.


Still Life

Brinde a vida, ao estilo esfuziante e jovem revelam o prazer da dança, as comemorações festivas e a alegria.
Através do olhar do chef e fotógrafo Frédéric Lebain e da perfumista Dora Arnaud ( Firmenich).
Notas principais são: Yuzu, elemi, aroeira, pimenta preta, pimenta de sichuan, badiana , gálbano, rum escuro, cedro e ambrox.


Flash Back

O vislumbre de um momento aprisionado de forma atemporal.  Um instante, uma forma, um movimento, uma emoção...
Visão do fotógrafo e artista de mídias Laurent Segretier aliado a excelência em perfumaria de Olivier Cresp ( Firmenich).
Notas Principais: Ruibarbo, toranja, laranja, pimenta rosa, maçã verde, vetiver, cedro, âmbar e almíscar.

Arte Irmã

Arte na Fotografia: Inspiração na Perfumaria


Gustavo Pellizzon / Ombre Indigo


Clémence René-Bazin  / Chambre Noire


Luc Lapôtre / Autoportrait


Massimo Vitali / Lumière Blanche


</

Laurent Segretier / Flash Back

Pontos de venda : Olfactive Studio Parfums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!