sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Luxury Perfumery versus Niche Perfumery


Perfumaria nicho é um rio caudaloso com muitas ramificações. Alguns afluentes fortes quase caracterizam o rio principal.
Conforme  a abordagem em outro artigo podemos deduzir que compreende inúmeros caminhos, como a perfumaria botânica por exemplo, que utiliza estritamente  matéria prima natural. Óleos, ceras, concretos  e extratos botânicos.
Entretanto uma questão foge a classificação de acordo com natureza das composições ou  fórmulas.


Existe luxo em toda fragrância niche?
Sim e não!
Provavelmente,  se pensarmos na concepção primorosa, na escolha cuidadosa dos componentes naturais, no longo tempo dedicado a pesquisa,  na elaboração talentosa da fórmula. Neste caso nos deparamos com a luxuosidade do bem feito. Do especial que transcende valor monetário.


Este é o luxo da raridade, do minoritário que caracteriza trabalho de poucos.   Do produto de artesão/artista que não se preocupa apenas com a larga escala e uma curva ascendente de lucro.
Faz pela coisa em si. Faz com amor, ou por amor. Pratica uma vocação, ou talento.
Difícil  de encontrar numa indústria multinacional.


O luxo inerente apenas  à concepção material difere do anterior
Caracteriza  o objeto que distingue  rico do pobre,  privilegiado do sofrido. É derivado do ato de consumir um objeto de altíssimo valor,  não disponível à maioria da população.
Este objeto pode ser impecável,, de alta qualidade... ou não. O importante é que seja raro, devido ao  alto custo monetário.


Uma fragrância pode ser  niche na concepção mais pura e conceitual e também luxuosa, cara?
Naturalmente!
Como disse perfumaria niche é um rio caudaloso com muitos afluentes e  grande combinação de características.
Nesta ampla gama de composições  encontramos joio, encontramos  trigo,  e  algumas vezes encontramos  ovos dourados.

Imagens: Claire Marschack paints, gardênia amarela, "Here Comes Rain" by Diana Elena Chelaru, Golden coins, golden egg , chaff and wheat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!