sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Brasil - Qual é O Valor de Uma Fragrância?


A perfumaria nacional oferece razoável opção em perfumaria. Na maioria fragrâncias inspiradas em sucessos internacionais.
Contudo o consumidor brasileiro é voraz quando se trata de cosméticos, produtos de higiene e perfumes.
Naturalmente a procura de clássicos e novidades se volta para outros mercados. E  o jogo de cintura leva inevitavelmente ao e-commerce,  pois  apesar das altas taxas alfandegárias, nada supera o  volume de impostos praticado dentro do Brasil. Para  a produção nacional e para importação. Taxas entre as mais altas do mundo.



Gráfico - Cotação do dólar entre setembro de 2015 e outubro de 2015.
* Dados obtidos em: Dolar Americano (USD) para Brasil Real ( BRL) - História

Quanto vale hoje uma fragrância Chanel para entrar no Brasil?
Hipoteticamente, usaremos como exemplo um Chanel, comprado em e-commerce de famosa loja americana,  que equivale ao preço praticado no site oficial da marca.



 Chanel N.5 de 100ml ou 3,4oz.

 Custo da fragrância no Brasil:

Em setembro de 2015 - USD 132  ==>  R$ 541,00  (no maior pico da cotação do  dólar)
Somando-se  o custo do envio  (hipotético ) em torno de USD 25  ==> aproximadamente R$ 102,00

Custo do perfume ao chegar no Brasil ==> R$ 643,00
Sobre este valor incide 60% de taxas da Receita Federal ou um acréscimo de R$ 386,00. Se houver sorte e não entrar na amostragem passa ileso.

Custo final ==> R$ 1029,00  =  USD 251  o que equivaleria a  aproximadamente  130%  de um  salário mínimo de trabalhador brasileiro ( R$ 788,00  =  USD 192).

Se usarmos como referência o ganho mensal mínimo (*) de um trabalhador americano ( R$ 4.756,00  = USD 1.160 ) a mesma fragrância custaria  aproximadamente 11%  deste salário.

A conclusão é que  está cada vez mais difícil comprarmos nossas fragrâncias preferidas...

Imagens: Dolar de freedomoutpost. Chanel N 5

* Algumas marcas líderes do mercado internacional estão assumindo custos de envio e parte dos impostos ( diminuindo lucro). Provavelmente para não sair do nosso mercado como outras famosas já fizeram. Uma lástima que estejamos em tal situação.

Arte irmã? Talvez na poesia...







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