segunda-feira, 14 de abril de 2014

Perfume Conforto... Você Tem? Távola 1


 -Através do DNA de Sniffapalooza Magazine germinou uma semente em Village Beautée que foi lançada para vários Perfume Bloggers florescendo em aromas que estão hoje sobre esta távola! 

Lembra quando você ainda criança teve medo do escuro e recebeu um abraço, amplo, generoso e aconchegante, como só as mães sabem dar? Aquele espaço cálido, macio e perfumado de rosas...
No dia da primeira briga com o namorado, sua amiga ao lado, diluindo em lágrimas irmãs o coração partido. Gosto de sal com cheiro de lavanda.
O braço forte do seu amor apoiando naquele estresse do primeiro emprego, quando todos sabem tudo e você nada. Másculo e viril em nuances de madeiras.


Mistura de hospital, lavanderia e talquinho de nenen no cheiro da maternidade em  almíscar, sândalo e âmbar.
Que aroma nos conforta?
Todos,  das boas e más lembranças,  desde que tenhamos junto o cheiro do carinho!
É subjetivo, próprio, particular, embora algumas notas evoquem esta sensação mais que outras.
Tenho muitos.
Cheiros da infância à maturidade, já vivi mil anos, entretanto alguns trazem para perto o toque macio da lã, o calor que se espalha com o chocolate quente, a inebriante sensação de frutas maduras em tarde de verão, chuvas  de primavera.
Alguns tem madeiras, outros cítricos, baunilha, chocolate ou braçadas de flores.
Perfumes conforto são aqueles que acariciam a alma.


Contudo, na arte da aromaterapia muitos óleos essenciais são indicados para confortar, aliviando estresse,  acalmando, diminuindo tensões e medos.
É a ciência orientando o uso dos aromas, porém não os encontramos desta forma na perfumaria comercial, com óleos artificiais e produtos de laboratório compondo cheiros da Natureza; estão presentes nas fragrâncias da  Perfumaria Botânica e Artesanal.


Segundo Jeanne Rose no Livro da Aromaterapia  são notas antidepressivas a bergamota, gerânio, grapefruit, ylang-ylang, jasmim, laranja, lavanda, manjericão, melissa, neroli, patchuli, petit-grain, rosa, sálvia esclaréia, sândalo, verbena e citronela. Outras fontes citam tomilho, cipreste, gálbano, pau-rosa, semente de cenoura, flor de tília, nardo, olíbano e valeriana.


Para ansiedade  heliotrópio, artemísia, baunilha, benjoim, bergamota, capim-limão, citronela, gerânio, grapefruit, ylang-ylang, jasmim, lavanda, cítricos, manjerona, melissa, olíbano, patchuli, rosa, sálvia, sândalo, verbena, vetiver e zimbro.
Sedativos são óleos de alcarávia, camomila-romana, hortelã-pimenta, ylang-ylang, lavanda, melissa, neroli e rosa.
Afastamos tristezas com gengibre, toranja, ylang-ylang, jasmim, cítricos, patchuli, pimenta-do-reino e sálvia-esclaréia.
Entretanto independente da composição  a sensação de conforto  provém do  prazer corporal  usando uma fragrância, das memórias emocionais despertadas.
Assim...


"Perfumes Carinho" que me proporcionam refúgio e bem-estar.

Amoureuse,  Parfums DelRae - Doçura de mel em madeiras
Aomassai, Parfumerie Generale - Doçura balsâmica de caramelos e madeiras
Arpége, Lanvin - Bouquet branco amadeirado e balsâmico
Bazar Pour Femme, Christian Lacroix - Alegre rosa gourmand
Benghal, Lancome - Refrescante cítricos e floral no gengibre
Bois de Paradis, Parfums DelRae - Madeiras doces e aconchegantes
Burberry Womeen,  Burberry - Tranquilidade em doce bouquet amadeirado
Eau Cartier Concentrée, Cartier - Frescor de cítricos e cedro
Eaux de Baux, L'Occitane En Provence -  Ambiente de cafeteria
Eau de Reglisse, Caron - O conforto da cidreira
Eau Parfumée Au Thé Rouge, Bvlgari - Aconchegante chá vermelho
Elisabethan Rose, Penhaligon's - Delicada rosa verde
Extreme Women, Paul Smith - Cítricos doces e madeiras confortáveis
Femininde, Sahlini Parfums - Oriental verde e especiado
Hot Couture, Givenchy - Confortável  tabaco
Hasu No Hama, Grossmith - Bouquet em especiarias
Infusion d'Íris, Prada  -  Delicado e doce bálsamo
Jannat Ul Firdous, Swiss Arabian - Aromático balsâmico e resinoso
Je Reviens, Worth - Doçura floral em suave aldeídico
Jolie Madame, Pierre Balmain - Chypre verde e amadeirado
Laura,  Laura Biagiotti - Notas aquáticas doces e frescas
Le Parfum Lalique, Lalique - Pimentas amadeiradas
Light Blue, Dolce Gabbana - Frescor de maçã verde
Loukhoum, Keiko Mecheri - Doçura  de confeitos , baunilha e mel
Miss Rocaille, Caron - Jardim após a chuva
Nirmala, Molinard - Doçura de maracujá amadeirado
Notre Flore Íris, L'Occitane En Provence  - Úmidas  íris e violetas
Oxygene, Lanvin - O frescor de montanhas
Parfum d'Ète, Kenzo - Floral branco e verde
Phul Nana, Grossmith - Balsâmico, resinoso e especiado
Pour Une Femme, Caron  - Sedução do ambar
She Wood, Dsquared2 - Violetas frescas e amadeiradas
Smell Me, Arkadia Perfumes - Floral em límpido almíscar
Tocadilly, Rochas - Floral verde e fresco.
Tobacco Vanille, Tom Ford - Chocolate aromático amadeirado
Un Jardin In Mediterranée, Hermés - Figos verdes amadeirados
Une Folie de Rose, Les Parfums de Rosine - Rosas quentes, doces e apimentadas
Vent Vert, Pierre Balmain - Lufada de vento fresco e verde
Zéphir de Rose, Les Parfums de Rosine - Rosa mentolada e almiscarada

Confira outras listas e opiniões de perfumes que afastam o estresse na  Távola ou Mesa Redonda dos Perfume Bloggers *, amigos blogueiros no Brasil, que estão listados abaixo.


* A Louca dos Perfumes ( Diana Alcântara),  Le Monde Est Beau (Juliana Toledo),   O Templo do Perfumes  (Cris Nobre),  Parfums et Poésie (Lily loon), Perfume Na Pele (Vanessa Anjos), Pimenta Vanilla (Carla Biscaglia), Van Mulherzinha (Vanessíssima),  1Nariz ( Denis Pagani) e Village Beauté ( Dâmaris O.B. Silva).

PS: Além do circuito nacional é interessante consultar o artigo precursor desta ideia, na iniciativa Village Beauté,  em  Sniffapalooza  uma revista virtual imperdível,  e escrito pela  lindinha Michelyn Camen;   reunindo os grandes perfumistas/e ou críticos  Andy Tauer, Yosh Han, Neil Morris, Jane Hendler, Dawn Spencer, Chandler Burr, Ayala Sender, Roxana Villa, Mandy Aftel e  Anya McCoy. Time impressionante!

Imagens: Vintage Garden em Lady Limoges; Picasso Maternity; Dandelion Digital-art; Herbs de Lyric Andsong; Herbs de Essential Survival; fotografias e montagem de Elisabeth

26 comentários:

  1. Que texto delicioso, Beth! E quanta dica boa!
    E foi um barato estar na mesa com vocês, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessíssima foi uma delícia não é? A preparação faz parte do texto. Estou indo para Van Mulherzinha para uma visita perfumada. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  2. Beth, como cada um carrega consigo sua história! Passeando pelos blogs hoje vi propostas diversas - e todas com a singulariade do seu autor, inclusive olfativa. O que pode ser confortável a ti, pode não o ser a mim, e assim por diante! Rico texto, parabéns! abraços perfumados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dâmaris. Com certeza todos participantes da "Mesa Redonda" estão contando lindamente suas histórias perfumadas. As fragrâncias aqui deixadas são as que me fazem bem qua do sopra algum vento desfavorável. Aromas tem este poder.Obrigada pela visita . Estou saindo para visitar todos. Beijocas de Elisabeth.

      Excluir
  3. Linda abordagem, com a riqueza da Aromaterapia! E que listagem de perfumes heim? Muitos me são desconhecidos ainda, mas acredito piamente no que você diz! E como não viajar ao passado e lembrar dos aromas que já nos confortaram? Lembrei de um, que ao mesmo tempo que me acariciava, me agredia: leite-de-rosas... mas são águas passadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diana. Não esperava ser atiçada para tantos perfumes novos, gostei muito também. Que coisa boa interagir assim. Bem lembrado o Leite-de-Rosas. Anda tenho em casa. Mil usos.Aqui são águas correntes...hahahaha. E isto vem do tempo da minha nona... beijocas querida .

      Excluir
  4. Uma lista completa de aromas acolhedores segundo suas experiências! Excelente. Adoro as imagens do seu blog também, como sempre delicadas. Aquela das lavandas em vidros cilíndricos passa toda a imagem de conforto possível! Está aí sobre algo que tenho que, obrigatoriamente, escrever: Provence!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Lily. Que bom flor! As lavandas são mesmo o top conforto.Tão poderosas que as imagens nos fazem sentir bem. Estou esperando seu artigo sobre Provence...um lugar especial que hei de conferir ao vivo e a cores. beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez só suspiro com seus textos!Sempre me inspiram e alimentam.Como digo, quero ser que nem vc como crescer...rs. Uma longa lista de perfumes para conhecer foi dada. Orixalá eu conheça todos. Um beijinho
    http://templodosperfumes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris você que é doce e está seguindo um lindo caminho nas conversa sobre perfumarias.Também quero conhecer muitos perfumes propostos na mesa. beijocas de Elisabeth

      Excluir
  7. Amei Beth! Você sempre arrasa, é uma inspiração para mim. Adorei a lista de perfumes, me fez querer conhecer vários... bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju. A companhia tão boa de vcs no blog também inspira e incentiva.. também estou namorando vários que li nas resenhaas. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  8. Lindo e delicado post! Adorei as palavras e comparações. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza do seu comentário e pela visita. Repetiremos a dose da mesa redonda. espero que o pessoal goste e prestigie sempre. Beijocas e Elisabeth

      Excluir
  9. "Que aroma nos conforta?
    Todos, das boas e más lembranças, desde que tenhamos junto o cheiro do carinho!
    É subjetivo, próprio, particular, embora algumas notas evoquem esta sensação mais que outras.
    -alguns trazem para perto o toque macio da lã, o calor que se espalha com o chocolate quente, a inebriante sensação de frutas maduras em tarde de verão, chuvas de primavera.
    Alguns tem madeiras, outros cítricos, baunilha, chocolate ou braçadas de flores.
    Perfumes conforto são aqueles que acariciam a alma."
    Que poético e verdadeiro Beth!! Parabénspor descrever tão bem o que é a terapia de aromas! bjus no coração, Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suely. É bem assim que vejo. Perfumes com efeito fisiológico são viáveis, feitos com óleos essenciais naturais, porém a carga emocional dos aromas contidos nas fragrâncias comerciais que imitam os cheiros da Natureza tem força também.Obrigada pela visita e participação. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  10. Grossmith! que ótima lembrança! cobicei um numa loja, era uma coisa de outro mundo, cheiro de barbeiros antigos, brilhantina... mas não consegui nem uma amostra: o bicho é caro que é o diabo!

    ResponderExcluir
  11. São maravilhosos, a história de renovação da marca é linda. Ganhei amostra de todos! E estão devidamente resenhados. Aqui é tão difícil de achar... talvez em alguma perfumaria de São Paulo. Ainda não vi no Brasil. Espero conseguir pelo menos um vidro de cada um ...um dia. Minha wishlist destes perfumes especiais é quilométrica. Um abuso. Levarei a vida pra comprar. Mas o que é da vida sem um gosto...Beijocas lindinho.

    ResponderExcluir
  12. Não é que o coment não saiu mesmo? Pode ter sido a minha net, que oscila muito
    Adoro a tua maneira lúdica para escrever. Qualquer resenha que eu leio sempre me sinto dentro de um palácio, à meia luz, em móveis com entalhes rebuscados e forrados com padrão matelassê, me sinto tão reconfortada!

    E Beth, que lista é essa? Só de ler o Bois de Paradis nela...bah, desapegaria de vários por um pouquinho dele!
    E tantos outros que nem sonhei conhecer ainda...
    Parabéns, a leitura no BigHouse sempre nos edifica! Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Foi querida. Não sei o que aconteceu... No Pimenta Vanilla comentei umas 3 vezes até conseguir... Coisas inexplicáveis de internet. Eu sou louca por Bois de Paradis. Recebi uma fração do perfumista ( profissional incrível) logo que comecei o blog e até hoje é um dos meus preferidos, mas dificílimo de conseguir, pois as lojas de niche que vendem não enviam para o Brasil...sniff. Aliás quem de bom senso envia para o Brasil...rssss. Obrigada pela visita e pelo coment. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  14. Maravilha de post, sensível e mto delicado. Parabéns!! Seus comentários são recheados de poesia, e nos remetem a recordações simples mas extremamente belas. Amo perfumes, sigo alguns blogs, mas doravante serei uma fiel seguidora do seu.

    ResponderExcluir
  15. Ahhh...você é delicada Mª Ana. Obrigada! É a paixão pela perfumaria. Quando a coisa me cativa de alguma forma eu me jogo. Sinta-se bem-vinda. Estou repondo centenas de resenhas que estavam no endereço antigo, inclusive todas da lista desta postagem. Venha ver! Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  16. Oi Beth, adorei esse post e ando órfã há anos do meu perfume conforto... é o Athena do O Boticário, saiu de linha há anos e nunca encontrei algo tão reconfortante como esse antiguinho nacional... muitas saudades dele... você não conhece nenhum que o substituiria?
    Bjs grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula. Então, O Boticário tem esta política de retirar perfumes para lançar novidades, frequentemente. No geral encontramos importados com aromas semelhantes, mas este eu não conheço. Espero que alguém lembre da similaridade e poste para você. Fico devendo. Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Sua opinião tem valor!