sábado, 27 de junho de 2009

Un Jardin en Meditérranée - Hermés



Concepção de paraíso está relacionada ao conceito purista de beleza e perfeição envolvendo a diversidade de espécies em integrada harmonia.
Quando o homem primária e impulsivamente pensa no castigo sobrevém a imagem do desterro, expulsão dos Jardins do Éden.
A exclusão do Paraíso.
Muitos, ainda não percebem os jardins que ainda temos e por eles passam indiferentes.
Alguns multiplicam estes jardins, plantam e colhem flores.
Outros fazem perfumes e também colhem flores.


Giles Clement um visionário (ou vidente), que observava a Natureza com olhos preocupados e criativos, plantou flores.
E não somente. Plantou gramíneas, árvores, touceiras, trepadeiras, cactos, urtigas ...Sementes que germinaram na mente dos homens e nas áreas à beira do Mediterrâneo.
Estes jardins, em eterna mutação, ocupam 7 de 20 hectares de terras protegidas, verdadeiro patrimônio ecológico.
Projeto que repetiu, num mosaico vívido e encantador, ambientes americanos, australianos, africanos e asiáticos.


Os Jardins do Mediterrâneo em Le Domaine du Royal.
Estes e tantos outros jardins espalhados mundo afora, peças de resistência quanto a depredação diária da Terra, inspiram artistas, pintores, literatos e perfumistas.
Como Jean Claude Ellena criador da trilogia Hermés: Un Jardin in Méditerranée, Un Jardin Sur le Nil, Un Jardin Après la Mousson.
 O primeiro (2003) centrado nas folhas de figos idealizado na imagem de secretos recantos Tunisianos, o segundo (2005) inspirado no aroma das mangas verdes e sicomoros ao longo do Nilo e, por último ( 2008) o apelo vibrante de lima, gengibre e melão cantaloupe evocando kerala uma região da Índia.


Exótico, Un Jardin in Méditerranée abre-se na doçura de flores e figos, warm e amadeirado, trazendo ventos cálidos para acariciar a pele.
Intensamente doce, a nota frutada está mesclada às flores de laranjeira, loureiro-rosa (oleander) e lentisco ou aroeira da praia, compondo blended exótico e apimentado.
Aparentemente linear no acorde constante da figueira em folhas, madeira e frutos percebe-se a oscilação entre o desabrochar do fragrante bouquet de flor de São José ou espirradeira (oleander) e o avanço das notas de fundo carregando denso cedro vermelho.
Aroma amadeirado, cuja doçura e sensualidade desmente a classificação em floral aquático, pois exibe-se marcante e intoxicante em mistérios orientais.

Fragrante, exala a Natureza desabrochando em pleno verão, como se tivesse extraído a vibração de madeiras sob sol abrasador.
Este é um jardin exuberante que alterna sol e sombra entre suas folhagens verdes e frutos maduros.
Um convite tentador â luxúria dos sentidos, faz a imaginação vislumbrar cores, sabores e o toque aveludado de flores e frutas maduras no verão tropical.
Exarcebamento inicial que perdura algumas horas, abranda quando assumem as notas de fundo, madeiras num esmaecer enganoso, pois o aroma que penetrou na pele persiste, atravessa a noite e alcança o dia. Fechado e confortável.

Um Jardin en Méditerraée - Ficha Técnica


Olfativa: Floral Aquático, 2003
Gênero: Unissex
Perfumista: Jean- Claude Ellena e Leila Menchari
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota, flor de laranjeira, laurel
  • Coração - Laurel branco, lentisco, figo, loureiro rosa
  • Base - Folhas de figueira, cedro vermelho
Arte Irmã na poesia e na música...

Jardim Interior - Mario Quintana
 Todos os jardins deviam ser fechados,
com altos muros de um cinza muito pálido,
onde uma fonte
pudesse cantar
sozinha
entre o vermelho dos cravos.
O que mata um jardim não é mesmo
alguma ausência
nem o abandono...
O que mata um jardim é esse olhar vazio
de quem por eles passa indiferente.

Foto:Xeni Jardin -pintura Maia encontrada em San Bartolo na Guatemala-National Geographic.

Vídeo: Titãs e Marisa Monte - Flores (acústico MTV) youtube

8 comentários:

  1. Ganhei uma amostra deste perfume e estou irremediavelmente apaixonada. É diferente de tudo nessa vida. Definitivamente cinco sapatinhos!!! Estou enlouquecida, mas o preço... Estou criando coragem. Ou esperando uma viagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Giselle. Eu penso que sim flor! É realmente cinco sapatinhos! Um dos meus preferidos de Hermès. Aliás esta é uma das minhas grifes preferidas.
    O preço é salgadinho mesmo, porém estou estudando opções para facilitar a vida (compras) dos meus leitores. Aguarde. Neste mês teremos novidades.Beijocas. Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o seu blog e gostaria de saber se este perfume tem fixação... Ou seja, se fica durante o dia e você, ao menos, consegue senti-lo... Comprei o prada infusion d'iris, que é um perfume maravilhoso e caro, entretanto, fiquei decepcionada com a fixação dele... Ajude-me. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Querida(o), a fixação é boa. Em média 4 horas na minha pele. Isto varia um pouquinho de pessoa para pessoa.
    E o rastro ou sillage que é intenso no começo diminui a intensidade que as notas do coração se aproximam da base ou drydown.
    Nenhum dos jardins Hermes tem fixação maravilhosa, mas todos são perfumes admiráveis.Obrigada pela gentileza e pela visita. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  5. Olá,adorei seu blog,ele me tirou mtas duvidas sobre os jardins de Hermes e vou comprar se vc me esclarecer uma dúvida:nenhuma dessas essências provém ou é testados em animais como algumas marcas!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Anõnimo.
    Para satisfazer melhor suas dúvidas consulte a resenha: Cruelty Free - Listas. Você achará o link na janelinha todos os marcadores/all labels, no rodapé da página.
    Estão listadas as empresas que respeitam a vida animal e as que promovem testes.
    Naturalmente não todas, mas as que encontrei em sites oficiais ou de ONGS. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  7. Olá, Beth.....finalmente adquiri o meu Un Jardin em freeshop, pois no Brasil o preço do mesmo é abusivo. Perfume magnífico, diferente, muito fresco, aquático, "verde", bom principalmente para quem gosta dos cítricos. Como curto os aquáticos, elegi este e Womanity como meus tops desta classe. O que mais me chamou a atenção é a elegância do mesmo, como é de praxe da casa Hermès. Um perfume para príncipes e princesas, rs.. Ao contrário de algumas descrições negativas sobre a duração, em minha pele dura bem, para minha sorte! Parabéns pela ótima resenha, como sempre! Abraço, Ubiratan.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ubiratan. Parabéns pela aquisição.Freeshop é uma solução de custo ligeiramente diminuido em relação as perfumarias nacionais.Ainda prefiro as lojas virtuais neste quesito preço.
    Gosto muito da casa Hermés. Perfumes magníficos. Un Jardin é um dos meus preferidos. beijocas de elisabeth

    ResponderExcluir

Sua opinião tem valor!