sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Conservando Perfumes



O prazo de validade encontrado nos perfumes nacionais e importados à venda no Brasil não corresponde à realidade, mas atende especificação de lei generalizada.
Perfumes lacrados, em suas caixas podem extrapolar década em ótimo estado.
Normalmente a velocidade com que a rancidez oxidativa se instala depende da composição do perfume e das condições de armazenamento.
Experimentos apontam que alguns óleos essenciais oxidam mais facilmente que outros. Baunilha por exemplo oxida antes do óleo de cravo.
Se a fragrância contiver muitos óleos altamente predispostos à oxidação rançará mais depressa.
Calor e luz são fatores preponderante como aceleradores do processo que acontecerá.
O que fazer?
Nos laboratórios perfumistas mantém suas alíquotas de óleo essencial em frascos de vidro colorido para vedar a passagem da luz. Marrom ou azul forte, e opacos.
Ambiente seco sem muitas oscilações de temperatura, de preferência frio seria o indicado.


Ocorreu-me que as exigências dos perfumes são semelhantes as dos vinhos, logo trato os meus como se fossem garrafas de vinho, ignorando os cuidados com rolhas.
Consideremos que uma pessoa use apenas um perfume, quantidade de 1ml por dia ( mais do que suficiente), frasco de 100ml.
Levará aproximadamente 3 meses para consumir e não terá nenhum problema ou preocupação com rancidez, que costuma se fazer sentir depois de 2 à 4 anos de uso do perfume; as vezes 5 anos.
Mesmo que o processo não esteja claro podem estar certos de que ele existe.
Dois perfumes... 6 meses. No problem!
Com dez perfumes existe uma grande chance de estarmos frente à um colecionador que logo estará com 15 , 20 ou mais frascos ...


Eis o problema.... com 60 meses de uso ocasional um ou outro perfume apresentará aroma ligeiramente modificado.
Vamos retardar o processo usando táticas de enófilo.
  • Mantê-los na caixa para preservar da luz de preferência dentro de um armário seco e fresco.
  • Com tampa para evitar trocas gasosas. Experimente colocar plástico filme  na válvula de um perfume sem tampa.A evaporação ocorre a ponto do diluente (álcool ) derreter adesivos. Experiência pessoal e repetida. Já pensei em colocar aquele lacre antigo que se usava nos frascos e cartas.
  • Manter a temperatura constantemente fria evitando as grandes oscilações.

Acompanhei discussões inconclusivas sobre a utilidade do uso de refrigerador doméstico, e recentemente visitando uma feira de queijos e vinhos me deparei com uma graciosa caixa, semelhante à uma estufa que funciona como adega portátil.
Dividida em prateleiras aramadas, a pequena adega mantém a temperatura constante em torno de 15ºC.
Boa pedida. E o preço, em tais eventos não é astronômico, diminuindo muito o custo devido as promoções oferecidas.



Outro cuidado útil para perfumes que vem sem caixa ( tester) é embalar em plástico, tecido ou papel azul-escuro para bloquear a passagem da luz. Azul é a cor mais indicada. Observem que tecidos brancos são guardados em embalagens azuis para não amarelarem sob a ação da luz. Garrafas de água mineral costumam ser em plástico azul, evitando a proliferação de algas ou outros microorganismos. Ou cobertas com as mais diversas capinhas.


Com cuidados básicos poderemos conservar os perfumes em uso durante maior tempo que o normalmente previsto.

Leia Mais Sobre Rancidez Oxidativa

Fotos: Vintage 1922 Coty Paris de Perfume Lalique Bottle de Portal Perfumes; Adega climatizada de sanovino.blogspot; Vintage Lalique bottle de Coeur Joie Nina Ricci e Vintage Halston Perfume- mini de Portal perfumes; Adega Portátil Climatizada - imagem publicitária;Antigo frasco de medicamento em vidro azul de imagensraras; Vintage Caron Perfume bottle brosse Tabac W Blond Label de Portal Perfumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião tem valor!