segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Perfumaria Niche - O Que É?


Na busca de esclarecimento, várias foram as opiniões lidas sobre o conceito de perfumaria nicho.
Grande parte afirma serem perfumes luxuosos, para a camada de alto valor aquisitivo, raros, difíceis de encontrar e adquirir.
Algumas estabelecem parâmetros numéricos argumentando que niche perfumaria não pode ser distribuída em mais que 200 lojas espalhadas pelo mundo.
Realmente um privilégio para poucos!
No Brasil vemos uma pequena parcela do que é comumente considerado niche.
Contudo - sempre há um porém - ficava a pensar...

- Não me basta esta definição baseada na restrição de alto valor, da escassez do artigo luxuoso.
Há mais.
O que dizer dos tradicionais perfumes em reedições comerciais, quase raras, pois são limitadas, fugazes e passageiras como brisas do entardecer...
Serão niche também?
Os conceituais e artesanais que não alcançam expressão mundial, mas revelam desejos d'alma de algum artista talentoso?
E criações de perfumistas do passado, reunindo hábil alquimia com espírito empresarial, em perfumes revisitados, e ainda comercializados em larga escala.
Enfim! O que realmente é niche?
Recorri.
Ninguém melhor para explicar do que um artesão da perfumaria, que nasceu no berço dos aromas, cresceu entre a arte e nela desenvolveu uma paixão.
Procurei esclarecimento e encontrei  nesta opinião a materialidade amadurecida dos meus conceitos, mais instintivos do que racionais, não deixando margem para questionamento.

Na opinião do  nez  Michel Roudnitska - Art & Parfum

"- Pour moi le terme de 'Niche" devrait seulement désigner les créateurs qui prennent le risque de l'originalité, en s'appuyant sur une très haute qualité et une distribuition très selective qui leur permet de prendre le temps ( 3 à 4 ans s"il le faut) pour faire comprendre et accepter ces nouvelles fragrances. C'est le marketing au service du parfum et non le parfum au service du marketing. C'est à dire mettre en valeur et promouvoir la création d'um parfumeur "auteur" libre et indépendant, ayant une véritable signature. C'est exactament cela que nous sommes enn train de mettre en place au niveau de notre sociètè ."

Resolvida a definição!
Segundo o renomado perfumista, niche nasce da visão do nez, de sua concepção, que prima pela originalidade e qualidade e traz embutido uma assinatura, um padrão particular, nascido da arte pessoal.
Perfumes seletos, para público alvo igualmente selecionado, cujas percepções estão abertas à renovação e criação conceitual.

Niche é o perfume de concepção reconhecível, que revela sua origem através do aroma.
Criação que coloca "marketing à serviço do perfume e não perfume à serviço do marketing."
Seguindo esta linha de pensamento há nicho em circunstâncias variadas desde que os parâmetros da definição sejam atendidos.
Consequentemente restringi meu leque de opções.
Nem tudo classificado como niche está qualificado como tal.
Igualmente percebi que conheço poucos.
Alguns dos meus preferidos, quase relíquias ousarei chamar de niche perfumery.
Outros serão ditos como excepcionais, embora comerciais e populares.
Enfim, existem os hours concurs dispensando adjetivos ou categorias pois conquistaram lugar na história pelo merecimento das suas propostas, pela criação de estilos olfativos.
Da mesma forma, alguns que nasceram niche, conquistarão cada vez maior número de consumidores, e obrigatoriamente seguirão rumo industrial na produção de larga escala. Porém não perderão a nobreza de nascimento.
Isto é ser niche. O sangue real da perfumaria.

A princípio tencionava listar esta fração do mundo perfumístico, contudo , no momento não me considero capaz de tanto. Seria necessário experimentar um número quase inviável de perfumes para não cometer a injustiça da omissão
Exigiria o conhecer de uma vida dedicada ao estudo do mister.
Entretanto, tenho cá minhas predileções...
Evidentemente algumas vem da origem desta definição, como as criações Michel Roudnitska que foram levados à público por Editions de Parfums Frédéric Malle, Parfums DelRae e Ellie Perfume.

Nestas perfumarias encontram-se obras primas e signature do perfumista como no doce Amoureuse ou no confortável amadeirado e especiado Bois de Paradis, meus prediletos.

Yosh Han, perfumista independente, idealiza óleos aromáticos na alquimia baseada em conceitos orientais de numerologia e percepções sensitivas sobre os chakras, resultando em fragrâncias delicadas e sensuais - La Contessa, picantes e exóticas - Ommniscent ou docemente amadeiradas -Trompeur.

Parfumerie Generale apresenta delicioso exemplo de perfumaria diferenciada no gourmand exótico Un Crime Exotique - Private Collection, cujas especiarias são ao mesmo tempo orientais e festivas.

Frankincense - Myrrh - Rose Maroc de Regina Harris combina o fragrante incenso oriental com a doçura das rosa num blended extremamente atraente.

Ginestet concretizou em Botrytis, Sauvignonne e Le Boisé a concepção química aromática que surgiu do encontro entre perfumista e enólogo.

Arkadia, Amouage, Anne Pliska, Armazém Natural da Terra Saboaria, Annick Goutal, Boadicea The Victorious, Comptoir Sud Pacifique, Grossmith, Hors La Monde, Isabel Desrroine, Keiko Mecheri, L'Artisan Parfumeur,  Les Fantaisies Parfumees by Manuel Canovas , Les Parfums Rosine Lorenzo Siena, Lyz Zorn, Manuel Canovas, Parfumerie Generale, Reminiscence Paris, Sahlini Parfums, Velvet and Sweet Pear Puurfumery, Vero Profumo...A ponta de um iceberg, cuja base revelará no decorrer do tempo a variabilidade de conceitos, a extensão criativa dos noses da atualidade, a diversificação de matéria prima.
Não citando, aqui, referências aos magníficos do passado, ou aos attars orientais, que constituem capítulo a parte, estes são alguns exemplos  de perfumaria niche. Outros,  inúmeros, descobrirei no curso dos acontecimentos, na constante busca e estudo através da vasta perfumaria mundial.
E o conceito inicial também se ramificará na perfumaria botânica, artesanal ou simplesmente perfumaria arte.

Referências Textuais: Michel Roudnitska -Art & Parfum
Imagens:Porta  no Cairo de Shady Al-mahmoudi; Stylish luggage travel fashion de Couture Millinery; Michel Rounitska - laboratório; Mitsouko Collection de Monsieur Guerlain- blogspot; Trompeur - Yosh Han de Nathan Branch; Parfum Parfumerie Generale; Parfum Regina Harris; Parfum Ginestet - Botrytis e Sauvignonne


VÍDEO : Diana Krall - Look of Love

11 comentários:

  1. Excelente Beth! Perfumaria-arte é um bom termo né? Muito mais abrangente do que 'perfumaria-de-nicho'...
    E tem tanta arte neste mundão da perfumaria... do artesão do seu bairro que produz aromatizadores ao nez do mais fino ateliê... de fato um universo a ser descoberto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Diana. Tenho uma amiga virtual, paulista, que mora num local afastado da cidade, trabalha as plantas, os óleos, faz sabões artesanais desenvolvendo receitas tradicionais da avó num clima quase místico. Arte pura. Pra mima alquimia artística como a dos grandes perfumistas que sempre foram nicho. Existe muita gente em pequenos ateliers que faz perfumaria de altíssima qualidade, com amor que parece devoção ao trabalho realizado. Adoro. Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  2. "Yosh Han, perfumista independente, idealiza óleos aromáticos na alquimia baseada em conceitos orientais de numerologia e percepções sensitivas sobre os chakras,"


    Meu Deus .... pensa numa pessoa que ficou curioso agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael. Foi exatamente minha sensação anos atrás quando descobri Yosh Han. Fiquei encantada com a ideia. Ela estava no início da carreira, super novinha e já com perfumes lindos. Hoje é reconhecida no cenário internacional de perfumaria nicho. Muito bom! Beijocas de Elisabeth

      Excluir
  3. O que mais me apaixona na perfumaria 'de niche': a liberdade criativa! Não ter a obrigação do sucesso comercial a qualquer custo, permite se concentrar nas mais inusitadas combinações, o que enriquece demais a perfumaria!
    Beth, como sempre, dando show! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto sem falar na qualidade dos ingredientes, pois em pequena escala é possível usar maior quantidade de óleos essenciais naturais o que é inviável na perfumaria comercial. Outro panorama. existe toda uma interação com aromaterapia, os efeitos sobre o organismo são muito diferentes.Inclusive a perfumaria botânica é totalmente natural. Artesanal é único. Beijocas Priscila.

      Excluir
    2. Obrigada!!! Exatamente Priscila. Esta liberdade criativa permite voos que não seriam possíveis em produção de larga escala, com o uso de óleos essenciais naturais, e conceitos que não caem na massificação. A perfumaria botânica é totalmente natural. Imagina, é pura alquimia. E a interação com o organismo, os efeitos terapêuticos... é fascinante. Beijocas

      Excluir
  4. Ah, se todos os perfumes fossem feitos com o coração, né? Posso não gostar de todos, posso me identificar com as batidas de um coração aqui, de outro acolá, mas sempre vou aplaudir a arte que faz cada um pulsar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim Vanessíssima. Mesmo quando o aroma não agrada ao meu gosto pessoal procuro descobrir a riqueza de composição e beleza dos acordes. É muito diferente um perfume ruim daquele com que não nos identificamos. Alias, já dizia um grande perfumista que não existe aroma ruim. Para um verdadeiro "nariz" os aromas são interessantes, mesmo que não agradáveis de imediato pois as combinações podem dar resultados fantásticos. Beijocas

      Excluir
  5. amei, como tudo o que vc escreve e descreve...bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Ju...que gentil. Eu também amo suas criações, as páginas do seu site, e os sabonetes maravilhosos, artesanais, puro niche. Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Sua opinião tem valor!