Coco de Chanel veste mulheres seguras da sua feminilidade, artífices de elegância e sedução que buscam o requinte como segunda pele e o transformam em luxúria sem venalidade.
Instala-se confortavelmente entre tecidos nobres, e voltas de pérolas displicentemente largadas num toucador de mármore italiano. Aquece a pele coberta apenas com diáfano négligée ou desfila airoso em vestido de linho.
Se cristalizado seria joia em metal nobre, safiras e esmeraldas circundando gema opalina, cremosa e perolada.
Transformado em haute couture desfilaria a jaqueta Chanel em inúmeras versões luxuosas do veludo ao tafetá, das cores sombrias às luminosas.
Descrito pela arte dos pincéis vagaria pela fase bizantina, dourada e sensual de Gustav Klimt.
Percepção Pessoal
Doçura e amargor se confundem ao escapar do frasco. Aquecendo sobre a pele revela tonalidades aldeídicas cativantes sobre notas ligeiramente resinada, com ares de patchuli. A princípio breve frescor verde, quase destoante, acena como ervas silvestres perdidas num jardim bem planejado.
Especiarias se unem ao âmbar em sutil bailado que revela encantadora canela enquanto névoa indistinta de incenso se insinua.
Traços visíveis de flor de laranjeira, jasmim, rosa e acácia formando dulcíssimo bouquet. Apesar da presença oficial a suavidade aponta trilha de benjoim mais do que fava tonka ou baunilha. Estas assumem cena no drydown entre pinceladas delicadas de couro e talco.
Prós e Contras
Na versão eau de toilette é mais leve e menos picante que no eau de parfum, embora a fixação seja respeitável em ambas. Menos intensa a toilette demonstra mais versatilidade enquanto o parfum oferece impacto e intensidade comum as fragrâncias anos 80. Ambos primam pela elegância e equilíbrio, performance constante da tradicional perfumaria Chanel.
Clássico, maduro e atemporal pode ser visto pelas prateleiras internacionais, na versão edt, por aproximadamente 70 dólares. No Brasil quando encontrado não custará menos que 130 dólares.
Similaridade Olfativa
Encontra-se na categoria de fragrâncias como Must de Cartier, Cinnabar, Opium, embora menos exacerbado. Leitores de revista on line indicam similaridades em Tutu Woman de Milton Lloyd, Hot Bill Blass
Ficha Técnica
Família Olfativa: Oriental Especiado, 1984
Gênero: Feminino
Perfumista: Jacques Polge
Designer: Chanel
Rastro: Intenso
Fixação:Ótima
Pirâmide Olfativa:
- Topo - Coentro, flor de romã, tangerina, pêssego, jasmim, rosa da Bulgária
- Coração - Acácia, cravo, flor de laranjeira, trevo, rosa,
- Base - Ládano, âmbar, sândalo, tonka bean, opoponax, algália , baunilha
Arte Irmã: Se fosse música seria um tango!
Imagens: Publicidade Chanel, fotos de Elisabeth Casagrande com frasco Coco edt e reproduções de Gustav klimt (The Kiss-1908, Tree of Life-1909)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião tem valor!