sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Coco eau de toilette - Chanel

Espírito da Fragrância
Coco de Chanel veste mulheres seguras da sua feminilidade, artífices de elegância e sedução que  buscam o requinte como segunda pele e o transformam em luxúria sem venalidade.
Instala-se confortavelmente entre tecidos nobres, e voltas de pérolas displicentemente largadas num toucador de mármore italiano. Aquece a pele  coberta apenas com diáfano négligée  ou  desfila airoso em vestido de linho.

Se cristalizado  seria joia em metal nobre, safiras e esmeraldas  circundando  gema opalina,  cremosa e perolada.
Transformado em haute couture desfilaria a jaqueta Chanel em inúmeras versões luxuosas do veludo ao tafetá, das cores sombrias às luminosas.
Descrito pela arte dos pincéis vagaria pela fase bizantina, dourada e sensual  de Gustav Klimt.

Percepção Pessoal
Doçura e amargor se confundem ao escapar do frasco. Aquecendo sobre a pele  revela tonalidades aldeídicas cativantes sobre notas  ligeiramente resinada, com ares de patchuli. A princípio breve frescor verde, quase destoante, acena como ervas silvestres perdidas num jardim  bem planejado.
Especiarias se unem ao âmbar  em sutil bailado que revela encantadora canela enquanto névoa indistinta de incenso se insinua.
Traços  visíveis de flor de laranjeira, jasmim, rosa e acácia formando dulcíssimo bouquet. Apesar da presença oficial a suavidade aponta trilha de benjoim mais do que fava tonka ou baunilha. Estas  assumem cena no drydown entre pinceladas delicadas de couro e talco.

Prós e Contras
Na versão eau de toilette é mais leve  e menos picante que no eau de parfum, embora  a fixação seja respeitável em ambas. Menos intensa a toilette  demonstra mais versatilidade enquanto o parfum oferece  impacto e intensidade comum as fragrâncias anos 80. Ambos primam pela elegância e equilíbrio, performance constante da tradicional  perfumaria Chanel.
Clássico, maduro e atemporal pode ser visto pelas prateleiras internacionais, na versão edt, por aproximadamente 70 dólares. No Brasil quando encontrado não custará menos que 130 dólares.

Similaridade Olfativa
Encontra-se na categoria de fragrâncias como Must de Cartier, Cinnabar, Opium, embora  menos exacerbado. Leitores de revista on line indicam similaridades em Tutu Woman de Milton Lloyd, Hot Bill Blass

Ficha Técnica
Família Olfativa: Oriental Especiado, 1984
Gênero: Feminino
Perfumista: Jacques Polge
Designer: Chanel
Rastro: Intenso
Fixação:Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Coentro, flor de romã, tangerina, pêssego, jasmim, rosa da Bulgária
  • Coração - Acácia, cravo, flor de laranjeira, trevo, rosa,
  • Base - Ládano, âmbar, sândalo, tonka bean, opoponax, algália , baunilha
Classificação

Arte Irmã: Se fosse música seria um tango!


Imagens: Publicidade Chanel, fotos de Elisabeth Casagrande com frasco Coco edt e reproduções de Gustav klimt (The Kiss-1908, Tree of Life-1909)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Perfume Feliz - Távola 8


Era uma vez uma professora cujos alunos brotavam todos os semestres nos mais diferentes tamanhos formas e cores.
Meio alquimista, meio botica como nem mesmo ela sabia, se equilibrava entre a ciência formal e a alternativa.
Em algum momento convocou os aprendizes de cientistas para um experimento com óleos essenciais e extratos botânicos potencialmente curativos.
- Vamos ver como micróbios se comportam frente aos óleos?
E distribuiu metas causando muitas expectativa.
Havia uma equipe para o alecrim ( Rosmarinus officinalis - do latim  orvalho-do-mar) e alguém de alma romântica suspirou dizendo:
- Profe...alecrim é a planta da alegria.


Não é  à toa que uma das mais belas cantigas de roda proclama esta alegria amorosa do Rosmarinus, alecrim dourado!
Aroma herbal, claro e agudo, dotado de  frescor mentolado e crispante, clareia a mente, descongestiona o espírito e proporciona leveza,  enquanto inúmeras propriedades terapêuticas o elevam a categoria de preciosidade botânica.


Acompanha lindamente notas  que trilham o mesmo caminho, como  o  perfumado cedro,  afiado gerânio, lavanda, capim-limão e hortelã.
Tais combinações o elegem facilmente para a perfumaria masculina.
Incumbida de pensar num perfume que me faça feliz imaginei o que gostaria de sentir ao meu lado, em momentos divididos.


Entretanto o que me faz mais contente é um aroma novo, desconhecido, assim elegi para meu "estudo de caso" uma fragrância masculina da tradicional casa Galimard, fundada em 1747, na França.


Candidato a blind buy ou "compra cega" apresento Eau de Romarin Galimard, eau de toilette! Cítrico aromático sua promessa inclui vislumbres de madeiras picantes, balsâmicas e frescas na cumplicidade do alecrim com patchuli.
Não deve faltar doçura na companhia de fava tonka, que vem adoçando o agrume de limões.

- Será que senti-lo ao  lado me faria feliz? Como a música de Pharrell Williams?

Vídeo: Happy - We are Curitiba


Imagens: Rain Dance encontrado em  Viewbug, Imagens do site oficial de Galima

Venha conhecer outros perfumes felizes com os amigos autores de blogs perfumados, participantes da Távola ou Mesa Redonda:
 A Louca dos Perfumes ( Diana Alcântara) - Le Monde est Beau ( Juliana Toledo) - O templo dos Perfumes (Cris Nobre) - Parfumée ( Priscila Lini) Perfumart ( Cassiano Silva) - Perfume Bighouse ( Elisabeth Casagrande) - Pimenta Vanilla ( Carla Biscaglia) - Van Mulherzinha ( Vanessa)