Sonhei que tive um sonho.
Deslizava pelo tempo, delicada e leve como uma pluma, tingida pelas mil cores dos lugares visitados.
Maravilhada, em cada canto vestia folhas secas impregnadas pelos odores e histórias de toda gente.
Visitei os primórdios africanos, rococós e rendas, estepes geladas, palácios, florestas e desertos empoeirados. Conheci bárbaros, príncipes e gentio, senti o calor dos dragões.
Ri e chorei deslumbrada com o passado, embora não tenha ultrapassado umbrais do futuro.
Fiz-me rainha dentro de pirâmides entre milhares de óleos aromáticos, joias perfumadas que me aprisionaram em teia dourada.
Um sábio de mágicas e filosofias pediu-me para escolher apenas um e seguir viagem.
Não consegui.
Na gula incoerente queria todos. Restou-me a jornada, sem nada na bagagem, com todos os odores escondidos, em nichos secretos da memória, pelo tempo.
Mistérios insondáveis a espreita nos labirintos da mente. Que chave abriria esta arca oriental e perfumada?
Seria um attar de oud, de rosa damascena, patchouli, mirra, de sândalo, incenso, ou de almíscar?
Talvez aquele que encerrasse todas as notas na sua composição em sinfonia de beleza harmônica e estonteante.
Experimentei a primeira chave, esculpida na rara madeira Agarwood...
OUD
Fragrância sagrada no Oriente Médio e Japão, óleo de oud também conhecido como Oudh, Aloeswood, Eaglewood, Jinko e Gaharu é raro e precioso.
Resina aromática e densa se forma nas espécies infectadas de Aquilária e Gyrinops, grandes árvores do Sudeste da Ásia, originando óleo profundo, uma das mais caras matérias -primas naturais do mundo.
Distingue-se pelo odor intenso, amadeirado,terroso ou balsâmico, doce e animalic, características signature da perfumaria oriental.
Oud Wood eau de parfum de Tom Ford iniciou-me na sedução desta nota oriental poderosa.
..."Começa íntima, morna em pura sedução. Evoluindo revela facetas... enfumaçado de tabaco, fresca combinação de cardamomo, sândalo e âmbar, doçura saborosa de baunilha e fava tonka. Ah.. meu karma com a baunilha, que tanto pode ser gloriosa como maldita! Espero que nesta combinação seja das poucas que só fazem bem, porque fui cativada por Oud, delicioso acorde amadeirado que persiste do começo ao fim, embriagando." ...
Leia mais na resenha Oud Wood
Outras fragrâncias ricas em Oud
Imagens: 1- Composição com vários elementos sobre dunas do deserto; 2- Composição com frascos vintage de perfumaria; 3- "Incense of the Dark Sun" Vintage tapeçaria; 4- Composição com caixa de cristal (século IX) sobre imagem de mural de túmulo egípcio do reinado de Thutmoses III; 5- Composição sobre arte de Ayan Khasmabis; 6- Composição com frascos variados de fragrâncias oud.
- O que dizem outros autores de blogs de perfumaria, na Távola ou Mesa Redonda sobre a escolha de um perfume oriental, na Távola VI ou Mesa Redonda?
Membros daTávola/ Mesa Redonda
A Louca dos Perfumes ( Diana Alcântara) - Estante perfumada ( Mariana Rocha) - O templo dos Perfumes (Cris Nobre) - Odorataparfuns ( Cris Bazoni) -Parfumée ( Priscila Lini) - Parfums et Poesie ( Lilia de Paula) - Perfumart ( Cassiano Silva) - Perfume Bighouse ( Elisabeth Casagrande) - Pimenta Vanilla ( Carla Biscaglia) - Village Beauté ( Dâmaris OBS)
Poética viagem, Beth! Pura delicadeza feminina para falar de algo tão selvático como o Oud! Encantou-me!
ResponderExcluirObrigada Diana. Oud é a essência do oriente. E dependendo da formulação nos leva para a luz ou para a obscuridade. Infinitas facetas.Beijocas
ExcluirOud e o Oriente...quase que indissociável! Delicada e romântica resenha, Beth, como é sua característica fazer. E a qualidade de um Tom Ford é sempre uma escolha adequada para impressionar.
ResponderExcluirBjus
Li
Oi Lily. Existe esta característica não é? De mistérios profundos que fogem da nossa compreensão. Eu aprecio muito e o primeiro que marcou minha memória olfativa foi este Tom Ford. Outros vieram, igualmente belos,mas a marca ficou. Beijocas
ExcluirBela narrativa... Belo sonho, Beth!
ResponderExcluirPreciso olhar com mais atenção pra essa essência sagrada...
Sagrada, centenária e muito envolvente Cris! São tantas variantes. Oud cativa com o conhecimento. Beijocas
ExcluirPoética, sensível e rica viagem, Beth! Tom Ford consegue manter-se vivo na indústria preservando densa qualidade, não é? Conheço apenas alguns, e gosto de todos. bjs
ResponderExcluirObrigada Dâmaris. Lembro quando nos encantamos por Tom Ford, lá pelos idos de 2009... 2010.Náo perde a qualidade. Isto é importante.Beijocas
Excluir