sexta-feira, 27 de junho de 2014

Red Door eau de toilette - Elizabeth Arden


ESPÍRITO DA FRAGRÂNCIA
Glamour de spa de luxo foi a premissa inicial, nos anos 80, contudo atualmente existe probabilidade de que o aroma reinante nestes  ambientes seja seja de algum gourmand moderno, saturado na baunilha, distante do melífero Red Door eau de toilette.
Notícia boa é que  o glamour continua lá,  engarrafado e imperecível.
Hoje repentinamente saiu do fundo do armário para um passeio descompromissado.
Transformou a rua em galeria de arte, lanchonete transmutada em elegante restaurante e o transporte público em...ops! Greve... assim um táxi, qual abóbora de Cinderela, assumiu ares de carro esporte com teto solar.
Adequado para  que o sol despertasse do seu cochilo entre nuvens cinzentas espiando sonolento a origem da fragrância quente e sofisticada, solta no vento.


PERCEPÇÃO PESSOAL
Intenso, intenso e intenso! Tanto que  se apresenta junto à White Diamonds e Creation numa Tríade de Poderosos.
As impressões relatadas continuam, entretanto  minha avaliação progrediu após o passeio prazeroso. Creio que Red Door assemelha-se aos bons vinhos. Alguns anos em repouso,  contínua alquimia, alguma evaporação ( defeito na válvula) e a fragrância emergiu licorosa, picante; verdadeiro  hino às especiarias exóticas que surgem pincelando flores esculpidas em resinas, regadas a mel.
Parece-me que as notas  impetuosas do início se dissiparam permitindo que o coração intensificasse suas características adornadas pelo acorde veemente do drydown.
Fortuito acaso ou maturação? Não consigo definir, apenas que gosto muito mais dele do que gostei outrora.

PRÓS E CONTRAS
Red Door eau de toilette,  considerado uma das bombas olfativas ( no bom sentido) dos anos 80 requer aqueles cuidados básicos no uso, para não sufocar o nariz alheio. No mais use e seja feliz!

SIMILARIDADES OLFATIVAS
Continuo citando as encontradas na literatura on line: Touch Fred Hayman, Aspire Avon,


FICHA TÉCNICA

Versão Original
Família Olfativa: Oriental floral especiado, 1989 ( descontinuado)
Gênero
: Feminino ( compartilhável)
Perfumista: Claire Caim (1989)
Frasco: Mark Rosen
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativ
a:
  • Topo - Rosa, ylang-ylang
  • Coração - Jasmim, lírio-do-vale, orquídea, flor de laranjeira, lírio, fresia, violeta
  • Base - Vetiver, âmbar, almíscar, benjoim

Versão reformulada
Família Olfativa:Oriental floral, 1996 ( em produção)
Gênero
: Feminino ( compartilhável)
Perfumista: Carlos Benaim,
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Flor de Laranjeira, ameixa, pêssego, anis
  • Coração - Rosa, jasmim, lírio, ylang-ylang, orris, mel
  • Base - Heliotrópio, madeira de sândalo, cedro, almíscar, âmbar, benjoin
Classificação

 Arte Irmã:  Se fosse forma seria uma escultura ...


Imagens: Composições de Elisabeth Casagrande com  porta vermelha em Shangai-China, porta vermelha de Bright Bold Beautiful e escultura chinesa.

4 comentários:

  1. Olá Minha Querida! Adorei essa postagem, sou fá do Red Door, me arrisco a colocar outro poderoso nessa lista. O Regines, floral oriental, bem anos 80, dolce demais na primeira sensação, evolui deliciosamente, sou fã desse perfume também, poderoso em rastro, intenso...Lembra bem o estilo discoteca.ADORO!!! Você o conhece? Já o tive há vários anos atrás e ganhei um recentemente, deu uma leve "modificada", mas continua adorável! BJS Rubia

    ResponderExcluir
  2. Oi Rubia. Há muito tempo não encontro com você no Bighouse! Bom vê-la aqui. Que delícia uma novidade. Lembro vagamente do nome porém nunca provei. Infelizmente estes perfumes de outras décadas são remodelados. Algumas vezes numa tentativa de modernizar para atender mercado, outras por restrições de matéria prima.Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!!!! Maravilha!!! Red Door me encanta! Ouso dizer que me remete a vidas passadas, um momento vago que me trás pensamentos de uma noite de verão, um buquê de rosas...Sensação estranha, mas ao mesmo tempo boa, um pouco triste e nostalgica...Perfume intenso, poderoso ...mas ao mesmo tempo romântico...feminino. O que um aroma não provoca em você? Poder de lembranças...Bjs no coração Elizabeth
    Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubia. Também gosto muito. Tenho um frasco dos antigos que já passou da metade.pretendo repor. Só espero que não esteja com reformulação. Atualmente muitos perfumes tem componentes substituídos em função da demanda, custo e restrições legais.Já experimentou o Talco? Aroma simplesmente maravilhoso.Beijocas de Elisabeth

      Excluir

Sua opinião tem valor!