sábado, 17 de maio de 2014

Musc Ylang Ylang - Les Escales Parfumées Berdoues


ESPÍRITO DA FRAGRÂNCIA
O avesso do avesso!
Cálido e salgado oceano convertido em balsâmica madeira, fruta cremosa travestida de cítricos tropicais e flor que vira bouquet temperado, licoroso, cremoso...
Contrariando previsões  de floral aquático suave, fresca e leve  fragrância para enfrentar o sol ardente de verão se revela caloroso, plácido próximo dos tons outonais, das folhas secas que esvoaçam a procura de calor e luz.
Surpreende  na negação da sua essência   demonstrando mais profundidade e consistência do que a que o previsto.


PERCEPÇÃO PESSOAL
Ylang-ylang e almíscar  numa composição salgada , tropical e aquática? Foi esperado para o verão e  assim experimentado. A primeira impressão de floral delicado e especiado logo foi substituída pelo agridoce que não faz minha praia.Desaponto que relegou o fradco ao fundo da gaveta.
Entretanto em outras ocasião o que era desapego virou mania então..nova chance em dias de temperatura amena, no friozinho que antecede rigorosos invernos sulistas.


E Musc Ylan Ylang desabrochou mantendo a deliciosa sensação inicial  de frutas, flores e especiarias sobre madeira balsâmica.
Existe a insinuação de frescor aquático beirando subliminar maresia, contudo a associação  mais evidente é de condimentos  como  no odor delicado de sementes de coentro antagonizado pelo calor  amarelado das folhas secas de louro.
Frutas se sobrepõem às  camadas florais mesclando cítricos amarelos, como limão, laranja doce e abacaxi, com o rubor de framboesas e frutadas rosas.


Percebe-se um suave tempero floral talvez de aromáticos e rubros cravos.
Bouquet saboroso, reino de doce ylang-ylang, cuja intensidade e doçura acompanha por picante tuberosa e límpidos gerânios é sustentada por balsâmicas madeiras. Benjoim  em pequenas doses acompanha almíscar e a cremosidade de fava-tonka ou baunilha justificando a insinuação de lácteo coconut.

PRÓS E CONTRAS
Andando na mesma contramão há contras que  viraram prós e a fragrância funciona perfeitamente para mim em dias de temperatura amena, quase frio.
Com o desaparecimento do acorde agridoce que me provocou franzido de nariz presumo acomodação olfativa, o que traz alguma preocupação, pois se não sinto mais não excluo que terceiros o façam.
Inexplicavelmente demonstrou maior longevidade que Violette Divine no qual coloquei maiores expectativas.


SIMILARIDADES OLFATIVAS
Acorde almiscarado encontra correlação em outros  perfumes centrados na nota, entretanto o desenho inusitado do floral temperado de  Musc Ylang Ylang traz originalidade. Numa primeira visão houve recordação mais nítida fase da evolução de  Alain Delon Lyra 3.

FICHA TÉCNICA
Família Olfativa: Floral Aquático
Gênero: Feminino
Designer: Berdoues ( Em Toulouse - France desde 1902)
Rastro: Intenso
Fixação: Muito  Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota e coconut
  • Coração -Ylang-ylang,  jasmim, água do mar
  • Base - Almíscar, baunilha, notas amadeirada
Classificação:


Arte Irmã:  Se fosse uma estação seria o outono como o representado na horticultural art ( image pinterest)

Um comentário:

  1. Boa Noite.

    Poderia me dizer onde consigo comprar o Vanille Patchouli Parfums Berdoues Feminino, pois ja procurei muito e não encontro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Sua opinião tem valor!