segunda-feira, 17 de agosto de 2015

5th Avenue NYC - Elizabeth Arden


Espírito da Fragrância
New York City a cidade que nunca dorme... e se for para percorrer seus encantos ( ou sonhar com eles) boa ideia é pedir a companhia da fragrância 5th Avenue NYC Limited.
Os fãs do tradicional 5th Avenue ficarão encantados com o frasco esbelto e elegante  trajando preto e dourado, para combinar com o brilho da metrópole.
Simboliza particularmente o mais antigo bairro, Manhattan, na dualidade  do tradicional e moderno, fascinante  nas  múltiplas atrações que incluem parques, museus,  comércio eclético, teatros famosos e esfuziante  vida noturna.


Percepção Pessoal
De imediato me pareceu composição frutada, o que inevitavelmente me faz torcer o nariz, não muito  adepto das "saladas de frutas",  para vestir. Contudo esta é uma impressão fugaz que cede rapidamente quando emergem  notas doces e  ligeiramente balsâmicas.
Sutil terroso medicinal que é mais evidentes no papel. Em contato com a pele sobressai  doçura do bouquet cujo suporte está no conjunto  harmonioso de âmbar, sândalo, almiscar, fava tonka e baunilha.
Jasmim e peonia aparecem definitivamente mesclados com toque de sofisticação.
Apesar das flores serem primordiais para a assinatura, e  personalidade,  da fragrância, o que realmente desperta interesse é uma doçura balanceada, elegante e profunda.
Doce que se desdobra em camadas, ora prevalecendo uma origem, ora outra. É possível perceber a baunilha e ares de fava tonka  embebidos pela delicadeza do sândalo e do âmbar branco.
Urbano, teatral vibrante, mas com alguma leveza, assim se revela 5thAvenue NYC de Elizabeth Arden
Não foge as regras ditadas pelo atual modismo do "oriental floral", porém desempenha muito bem seu papel neste cenário


Prós e Contras
Doçura intensa sem perder a elegância é seu ponto forte, aliada à fórmula tradicional sem grandes extravagâncias. Marcante.
Fixação excelente no papel, reduzida praticamente à metade na pele. A fitinha embebida pelo perfume aromatizou minha mesinha de cabeceira durante, pelo menos, 24 horas. No corpo resistiu do meio da tarde até o banho noturno.
Se peca pela falta de originalidade  sobressai pela composição harmoniosa e sillage vibrante.
OB: Sendo edição limitada não é encontrado com muita facilidade, entretanto, em Curitiba  me deparei com boa oferta em Dolce Pelle makeup & beauty do Omar Shopping, loja CA21.

Similaridade Olfativas.
Conserva  nuance do original 5th Avenue, modernizado,  seguindo a linha oriental floral,  que caiu no gosto do público na última década. Não ne lembra particularmente outra fragrância, mas exibe  flashs de vários lançamentos paralelos.

Ficha Técnica

Família Olfativa: Oriental floral, 2013
Gênero: Feminino
Designer: Elizabeth Arden
Rastro: Intenso
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota, pêssego, maçã
  • Coração - Groselha, jasmim, peonia, flor de ameixeira.
  • Base - Ambar branco, baunilha, fava tonka, almíscar, madeira de sândalo

Arte Irmã:  Se fosse música seria Manhattan na interpretação de  Sara Bareilles


Imagens: composição com frascos de 5th Avenue NYC sobre skyline de New York  City

4 comentários:

  1. Ola minha Querida! Tenho esse perfume e concordo com você, ele é bem doce e um tanto comum, está longe de ser " o PERFUME", comprei pois estava em promoção e adoro Elizabeth Arden, mas não repito a aquisição, o primeiro 5th avenue é mais chique e envolvente, quanto a fixação também concordo com você, é fraca comparada a outros perfumes da marca, você sabe que gosto de perfumes marcantes, e esse não é, arrisco a dizer que ele lembra o One Million masculino, que é doce para um perfume masculino, e digo mais, tenho a impressão que as fragancias de hoje em dia sempre são parecidas, com um fundo de baunilha, repleto de frutas. Uma novidade comprei o Animale Intense feminino, gostei, mas mais uma vez lá vem a fruta, dessa vez a manga, mas ele é gostoso, próprio para o nosso clima, BJS! Rubia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubia. Doce e bem padrão, mas eu gostaria de tê-lo na minha coleção. Estou pensando em voltar na loja pois não tenho mais tanta paciência com a morosidade de Correios e precariedade da alfândega.
      Você tem razão! As fragrâncias atualmente parecem seguir uma receita básica de bolo com algumas variações de recheio. Desta forma temos que nos voltar para a "doceira" com melhor mão.
      Experimentei o último Animale Intense. Muita fruta para mim. Os Animale tradicionais são melhores. Engraçado que a fixação deste Elizabeth Arden no papel foi magnífica. Na pele foi boa. Umas 5 ou 6 horas. "Sillage" das melhores neste lote que experimentei, incluindo o Animale. Contudo 5th Avenue é um clássico imbatível pelos flankers. Sabe que One Million tem lá suas semelhanças. Não consegui definir similaridade com apenas um. Vieram "flashes" dos florais orientais ambarados que lançaram nos últimos anos. Bom vê-la por aqui. Beijocas

      Excluir
  2. Minha Querida! Ando um tanto enjoada com a cosmética de hoje em dia, cremes, shampoos, condicionadores, óleos e afins, tudo é a base de fruta, você saí de casa com cheiro de salada de frutas, arriscando a ser picada por insetos. Adorava os cheiros herbais dos cosméticos, cheiravam a natureza, limpeza e frescor, Aqueles mais chiques tinham a essência de flores.Saudades!!!
    Quanto aos perfumes de nossa conversa anterior, minha pele casou melhor tanto em termos de fixação quanto ao aroma com Animale, pois no começo realmente a manga prevalece, mas depois entram as essências mais orientais, foram essas que prevaleceram em mim, o 5Th avenue não fixa nada na minha pele, passo para ir ao trabalho, mas dali duas horas o cheiro desaparece, uma pena.
    Realmente não peço mais nada fora, a última compra demorou cerca de 03 meses e fui taxada pela Receita Federal e Receita Estadual de Minas, ficou muito salgado, mais caro que em uma loja física. meu marido está mexendo com perfumes e estou comprando direto de uma importadora, mas tem que ter um pedido mínimo e é á vista, mas vale
    Foi muito bom voltar a ter nossas conversas, minha promessa foi cumprida e agora posso voltar a navegar pelas ondas das essências! BJS!!! Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Rubia! perfumes trazem beleza para a vida. É uma expressão artística muito interessante e trabalhar com eles deve ser o máximo.
      infelizmente o Brasil está em tal situação...calamitosa no mínimo ...que os importados são proibitivos.Dá para ter uma ideia do que deve ter sido o começo do regime em Cuba. O caminho da miserabilidade e o atraso de décadas.
      Enfim...vamos esperar que venham dias melhores.
      Perfume na pele é outra interpretação mesmo. Intrigante.
      Também tenho saudades dos aromas limpos herbais, cítricos, e da sofisticação dos florais mais puros ou amadeirados. Beijocas flor.

      Excluir

Sua opinião tem valor!