Acessório imprescindível, perfume se torna faca afiada de dois gumes quando encaramos ambientes profissionais entre quatro paredes.
Quanto mais confinado o espaço maior seria o cuidado na escolha. Menos é mais e perfumes intimistas constituem atributo de elegância.
Aromas marcantes e intensos provocam reação de desconforto, enxaquecas e irritações em muitas pessoas.
Presumindo que seja consenso não provocar tais impressões na chefia, staf de entrevista com RH da empresa cobiçada, ou nos clientes e colegas mais próximos, existem pequenos detalhes que podemos observar.
Fugir dos gourmands com baunilhas extremas, composições de exóticas saladas de frutas, dulcíssimo cacau, aquáticos intensos e ardidos e flores exuberantes é boa pedida.
Ambientes corporativos, ambulatoriais, hospitalares, salas de estudo, pesquisas e congêneres pedem fragrâncias discretas.
Toda regra tem exceção e algumas personalidades marcantes simplesmente não conseguem despir sua marca de impacto. Neste caso é prudente usar o mínimo do mínimo nos locais com reduzida circulação de ar, e onde existam pessoas possivelmente sensibilizadas.
Se o perfume anuncia sua presença no corredor provavelmente a dose foi exagerada. Sillage ou rastro é bom indicativo. Aura suave do aroma é mais indicado que um estandarte marcante.
Detalhe simples a ser observado é aplicação metódica, mantendo diariamente o mesmo número de borrifadas. Acomodação olfativa leva a menor percepção da intensidade do aroma, com o passar do tempo, se usamos repetidamente o mesmo perfume.
Aromas frescos, neutros e/ou amadeirados geralmente são boa escolha.
Flores como violetas, gerânios, lavandas, rosas, orquídeas e lírios agradam boa parte da população. Reserve as exóticas gardênias, Tuberosas (angélicas) e damas-da-noite para ocasiões festivas...baladas.
Cedro, sândalo, guaiaco, pau-rosa, musgo, íris e patchuli dos perfumes amadeirados ou verdes correm menor risco de incomodar olfatos sensíveis, quando usados com parcimônia.
Fragrâncias excessivamente doces e ambaradas, ou orientais, são enjoativas para muitos. Sinalize com amarelo os orientais especiados e envolventes. Ambiente profissional não necessita de glamour sensual, mas de eficiência.
Pimentas e gengibre são especiarias mais toleráveis que a intensa dupla cravo e canela.
Cítricos e ozônicos sem acidez exagerada ou frutas explícitas constituem bons curingas, enquanto notas de chá e café podem ser neutras e confortáveis em pequenos ambientes.
Procure experimentar alguns desta lista:
FEMININOS
4 Roses L'Occitane
31 Rue Cambon
Acqua di Parma
Anse Turquoise
Armani She
Blue Bell
Bond Le Parfum
Bvlgari Parfum
Burberry Women
Chloe eau de parfum
Comme Une Evidence
Dioressence
Eau de Reglissè
She Wood Dsquarred2
Eau Parfumée Au Thé Rouge
Eau Parfumée Au Thé Blank
Eau Parfumée Au Thé Vert
Elisabethan Rose
Ellie Parfum
Escale a PortoFino
Extreme Women
Feminindè
Femme Mont Blanc
Fendi Life Essence
Fleur de Cerisier
III L'Imperatrice
Incanto
Infiniment
Inside Trussardi
Intimatelly
Jolie Madame
Kenzo Parfum d'Éte
L'Heure Bleu
Lalique Le Parfum
Lauren
Le Monde Est Beau
Lacoste Pour Femme
Le Muguet
Lee Lee Benefit
Light Blue
Lily of The Valley Penhaligon's
Skin On Skin
continua...
MASCULINOS
5:40 pm in Madagascar
Acqua di Parma
Anse Turquoise
Aquaman
Baldessarini Del Mar
Blenheim Bouquet
Coffee Man
Dior Homme
Eau Cartier
Eau de Reglissè
Eau Parfumèe Au The Rouge ( Blanck e Vert )
Eau Sauvage
Eaux Spontanée
Endymion
Escale a Porto Fino
Extreme Women
Fendi Life Essence
Wil Fern Cologne
Incanto Homme
Insense
Joop Homme
L'Eau D'Issey Pour Homme
L'Heure Bleue
L'Homme Shalini
Luciano Soprani - Solo Soprani
continua...
Reeedição da resenha original de Elisabeth Casagrande - 2012
Imagens: Imagens editorias e publicitárias da web.
"As notas aquáticas, marinhas e repugnantes... Eu as senti pela primeira vez no falecido Capitain de Molineux! Moléculas sintéticas que originam o acorde oceânico ou ozônico. Minha memória é boa, naquela vez juro que falei baixo: -Mas que m... é essa? Imagine cheirar um daqueles esqueletos ( exo- esqueleto) que o pessoal chama de bolacha do mar, encontrado facilmente em várias praias. O tal acorde ozônico se parece um pouco com isto. -Um horror! Por longo tempo rejeitei qualquer coisa que cheirasse mesmo de longe a isso, mas acabei mudando de idéia. Alguns perfumes são bons quando cheirados "de frente". Aplique XeryusRouge fartamente e numa ocasião adequada ele brilhará como a aurora. Por outro lado, alguns perfumes marinhos e ozônicos ficam ótimos quando aparecem de lado, aplicados suavemente, pois o odor aparecerá de relance, de vez em quando. Aí sim eles trarão a impressão de uma brisa refrescante. Exagere na aplicação e ... EKA! Toda uma geração de perfumes marinhos usam estas notas, destacando-se o excelente Aqua di Gio. Há os que tem um viés oriental como Allure Sport. Os florais como Insensé Ultramarine, os especiados como Aramis Life ( tive Agua BravaSea Power e acabei me desfazendo). Para trabalhar me saí muito bem com Oxygene que é amadeirado, bem como Bazar de Lacroix, relativamente parecido. Estes não destoam quando mexo, sacudo, falo, suo. Tudo é questão de saber usar."
Contribuição do leitor e amigo Aretê
AQUÁTICOS
Concordo em gênero grau e espécie com Aretê, pois segui percurso similar na apreciação ou desgosto referente à dita família olfativa.
Minha primeira e negativa impressão se deu num elevador saturado por overdose da nota de melancia, em plena e sufocante tarde de verão.
Causou-me engulhos e uma forte resistência em relação aos aquáticos, apesar de ter uma preferência "magalística" pela fruta.
Com o passar do tempo, conheci vários, e embora não seja meu grupo predileto na perfumaria, hoje reconheço e sou cativada pela qualidade excepcional de alguns como Light Blue D&G, Oxygene- pour femme, Benghal, Acqua di Gió, CK One, Esencia de Duende, Into The Blue, Escada Signature, Tommy T Girl, Wild Wind, Laura, Cool Water Game, L'Eau Kenzo Pour homme, Sea Sun In Cadeques, Fluid Iceberg...Todos agradabilíssimos no verão !
Este grupo relativamente recente em popularidade, encontra lugar comum no acento fresco, persistente, que provoca a sensação olfativa do após tempestades, de ar fresco, ou da proximidade de grandes massas d'águas como cascatas e extensões marítimas.
Obtido principalmente de moléculas artificiais, é acorde presente em aquáticos aromáticos, hespérides, amadeirados, florais amadeirados, frutais e até orientais.
Existe uma gama determinada de substâncias ou matéria prima que confere tal característica:
FRUTAL ( melancia, pepino, melão)
O aroma vem de notas que lembram frutos de plantas da família Curcubitaceae.
Melancias provocam sensação aromática verde, frutal, cristalina com alto poder de refrescância como em Reaction for Men by Keneth Cole.
Pepino com características semelhantes, também é fruto altamente hidratado, que não fornece óleo essencial, cujo aroma é reproduzido em laboratório pela moderna técnica headspace. Um exemplo é o verde Escada Signature. Com melão temos L'Eau d'Issey e Escape.
Perfumes com esta nota acentuam suas características verdes, aeradas ou marinhas.
Acqua by Paolo Gigli
Aqua Flore by Carolina Herrera
Aramis Life by Aramis
Basic Instint by Van gils
Black Amethyst by Bath and Body Works
Chic by Celine Dion
Chic for Men by Carolian herrera
CK One Summer 2008- Calvin Klein
Cool Water - femme by Davidoff
Cucumber Melon by Bath and Body Works
D&G 3 L'Impératrice
DKNY Be Delicious by Donna Karan
Escada by Escada
Eternity for Men Summer by Calvin Klein
Freedom for Her Tommy Hilfiger
Freedrom for Him by Tommy Hilfiger
Happy Heart by Clinique pee Lauder
Into The Blue by Escada
L'eau d'Issey by Issey Miyake
Missoni Acqua By Missoni
Polo Blue by Ralph Lauren
Splash - Cucumber - Marc Jacobs
Sunset Heat
Unforgivable Woman Eau Fraiche by Sean John
HELIONAL
A molécula obtida por síntese química, em laboratório, traduz aroma verde, aerado, aromático, aquático e floral.
Utilizado na perfumaria para imprimir acentos herbais, aromáticos e ligeiramente enfumaçados, ou próprios do tabaco.
Reforçam os acordes florais e herbáceos de perfumes femininos ou masculinos em várias famílias olfativas.
D&G Masculine by D&G
Earthtones #2- Desert Wind by Neil Morris Fragrances
Le Parfum: Orgle by Thierry Mugler
CALONE Substância produzida em laboratório por síntese orgânica, de origem petroquímica, impossível de ser obtida da Natureza, reproduz o aroma do chuvisco de água salgada ou maresia.
Utilizado na perfumaria feminina ou masculina para dar toque aquático fresco, reproduzir tênue odor de frutos do mar e provocar a sensação marinha.
Recente, da década de 80, foi utilizada pela primeira vez em New West de Aramis e alcançou grande sucesso na década de 90 compondo a pirâmide olfativa do floral oceânico Escape by Calvin Klein
Art of Perfumery Nº 1 by Art of Perfumery
Eau de Colett by Colette
Hugo Element by Hugo Boss
Kenzo Pour Homme Fresh by kenzo
Kouros Eau de Toilette Tonique by YSL
Kouros Tatoo collector by YSL
New West for Him by Aramis
Polo Black by Ralph Lauren
Rem de Rèminiscence by Réminiscence
Sun Men by Jil Sander
Sung Spa by alfred Sung
XD Pour Homme Summer Sensual by Paco Rabanne
OZONE Elemento atmosférico, ozônio desempenha importante função na estratosfera filtrando os raios solares ultravioleta.
Na perfumaria a molécula sintética obtida da reação química de outras substâncias, proporciona nota olfativa de limpidez antisséptica, clara, fresca metálica ou cristalina, como pode ser percebida no ar após descargas elétricas e relâmpagos.
Está bem representada nos perfumes Crome by Azzaro e Kenzo Pour Homme.
Descoberta em 1849 o nome ozone é referência ao termo grego ozein que significa sentir ou libertar odor.
Byblos for Men by Byblos
Cedrat by Roger & Gallet
Claiborne for Men by Liz Claiborne
Cool tropic Turquoise by Comptoir Sud Pacifique
Cool Water feminino by Davidoff
D&G Masculine by D&G
Fire Island by Bond nº9
Jamais le Dimanche by Ego Facto
Kapsule by Lagerfeld
Le Roy Soleil Homme by Salvador Dali
L'Homme Eau d'Eté by YSL
L'Olfactive by Crazylibellule & the Poppies
On El by J. del Poso
Quest by Neil Morris Fragrances
Wrapings by Clinique
LOTUS
Conhecida entre nós como Flor-de-lótus, lótus-da-índia, nenufar, lírio d'água, aguapé da flor branca, os exemplares botânicos, Nymphaea odorata Aiton, Nymphaea alba ou Nymphaea lotus são plantas aquáticas cujo odor lembra peônias e jacintos.
Aroma floral fresco, doce e úmido é proveniente de absoluto e concreto obtido por extração com solventes ou composto sintético elaborados através da técnica headspace.
Utilizado na perfumaria feminina e masculina é comum nos asiáticos como Issey Miyake, Kenzo, Masaki matsushima, etc.
5;40 pm in Madagascar by Kenzo
Allure by Chanel
Burberry Summer by Burberry
CK One by Calvin Klein
Cool Water Game by Davidoff
Eden by Cacharel
Eternity moment by Calvin Klein
InLove Again by YSL
L'Eau D'Issey Une Goutte de Nuage by Issey Miyaké
O Oui by Lancome
Ocean Dream by Giorgio Beverly Hills
Perry Ellis 360º by Perry Ellis
Pomme d'Or by Evody
Pur Blanca by Avon
Sea Sun in Cadeques by Salvador Dali
Signature by keneth Cole
Touch of Spring by Lacoste
Ungaro Party by Emanuel Ungaro
Wink by Avon
BAMBÚ, CACTOS , BABOSA Colmos ocos ou bambus são de uso reconhecido nos cosméticos devido as propriedades regenerativas e remineralizantes. Bambusa arundinacea, é uma entre aproximadamente 390 espécies conhecidas numa subfamília também apreciada pelas propriedades anti inflamatórias.
A planta asiática propicia nota herbal ou verde, amadeirada,úmida e fresca que para o uso na perfumaria advém de matéria-prima sintetizada em laboratório.
Alguns perfumes bons exemplos deste acento são: Pure Men by Jil Sander, Incanto Men by Ferragamo, Relaxing fragrance by Shiseido e Eau Torride by Givenchy.
Cactos da família Cactaceae e babosa ou Aloe vera igualmente estão presentes na perfumaria conferindo sensação de umidade, leveza e frescor herbal. Bambú
Always by Avon
Aubusson Man in Blue by Aubusson
Bamboo by Oscar de La renta
Bambou by Roger gallet
Deseo by JLo
Eclat d'Orient by Isabel Derroisné
Green Tea by Elizabeth Arden
Habit Rouge Sport by Guerlain
Herrera Aqua by Carolina Herrera
Jesus Del Pozo in White by J.Del Pozo
Light Blue by D&G
Pleasures Exotics by Estee Lauder
Puma Create Man by Puma
Roberto Cavalli Her by Cavalli
Signature by Avon
Truth by Calvin Klein
United Colors of Benetton by benetton
Valentino V Ete by Valentino
Youzu Fou by Parfum d'Empire
Babosa
Chrome Aprés Sport
Diesel Fuel For life- unlimited by Diesel
Passage d'Enfer by L'Artisan Parfumeur
Virtue by IBI
Cactus
212 feminino by Carolina Herrera
Amazing for Men by Bill Blass
Curve for Men by Liz Claiborne
Gres Fleur de Cabotine by Parfums Grés
Pure Turquoise by Ralph Lauren
Soul by Curve for Women by Liz Claiborne
Tarsila by O Boticário
Today by Avon
Tommy by Tommy Hilfiger
Xeryus Rouge by Givenchy
ALGAROL, IODINE, NOTAS MARINHAS Inúmeras algas como Fucus vesiculosus originam absolutos e concretos cujo odor intenso semelhante aos de frutos do mar é utilizado em doses mínimas para conseguir acento aquático marinho.
Perfumistas preferenciam a matéria-prima sintética, mais leve que se caracteriza pelo odor fresco e tônico.
Iodine confere odor agudo, metálico, de aromático medicinal. Notas marinhas
1747 by Galimard
90210 by Energy for Men by Beverly Hills 90210
Acqua di Gió pour Homme by Giorgio Armani
Anthology for Men - Le Bateleur by D&G
Beckham Signature for him by beckham
Cool Water men by Davidoff
Desire Blue by Alfred Dunhill
EndlessOocean Pacifique for Men by Ocean Pacifique
Face a Face Homme by Faconnable
G Him by Gap
Liquid Crystal Uktraviolet Man by Paco Rabanne
Ocean Rain for Men by Mario Valentino
P.U.R.E by Giorgio Valenti
Rectoverso Man Blue Atoll by Ulrich de Varens
RPM by Avon
Sunset Voyage by Nautica
Wal Street by Bond N°9
Resenha de Elisabeth Casagrande originalmente publicada em 08 de janeiro de 2010
Vídeo: Universal Mother - Ancient Chants
Imagens: Bolacha do mar - Rafinha shutar1;
Square watermelon de Johanna Beyenback;
Water de Affoart;
Frutas de composition gallery;
Lumbee de Hawaii Pictures ;
Tempo de autor desconhecido ;
Lotus de mundo das flores ;
Bambusa de Stan Shebs Wikimedia;
Fucus vesiculosus de Cristian Peters Wikimedia
Saudosimo!
Os primeiros cabeçalhos se dispersaram em arquivos antigos, mas foi divertido organizar uma memória com estes. Perceber as mudanças na carinha de Perfume Bighouse, desde o nascimento ( como Perfumes Bighouse) até o momento ( agosto de 2015) em que nova mudança aconteceu. Desta vez para Elisabeth&Perfumes.
Quem guarda tem e aqui está o álbum do casamento entre meu gosto pela perfumaria e pela palavra, escrita ou desenhada.
Comemoramos bodas de papel, de algodão, de trigo e de flores. No momento são bodas de madeira e no próximo fevereiro serão bodas de PERFUME!